Publication
Desde sempre em mim, a voz que agora ensina
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Pedro Correia | |
dc.contributor.advisor | Alves, Tiago Miguel Maia | |
dc.contributor.author | Leite, Lara Filipa Lopes | |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T14:53:08Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T14:53:08Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE), intitulado “Desde Sempre em Mim, a Voz que Agora Ensina”, enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento constitui um requisito indispensável para a obtenção do grau de Mestre, corporizando uma síntese reflexiva do percurso formativo vivido pela mestranda ao longo do ano letivo 2024/2025. Sustentado num diálogo contínuo entre teoria e prática, este RE retrata uma jornada formativa desenvolvida em dois contextos educativos, com intervenções realizadas numa turma do 3.º ano do 1.º CEB e numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências Naturais. A ação pedagógica da mestranda alicerçou-se em referenciais científicos, didáticos e legais, integrando ciclos de observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão, orientados para a construção de uma identidade docente crítica, investigativa e ética. Este percurso formativo foi amplamente enriquecido pela colaboração com os diferentes agentes educativos e pela atenção às especificidades dos alunos, procurando responder às suas necessidades e potencialidades através de cenários de aprendizagem contextualizados, inclusivos e motivadores. Tal como páginas de um livro em constante escrita, cada criança foi entendida como portadora de uma narrativa única, cuja valorização se tornou central no ato educativo. O presente RE inclui ainda uma vertente investigativa, desenvolvida sob a forma de artigo científico, que problematiza as potencialidades da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) na promoção de aprendizagens significativas e na articulação entre Matemática e Ciências Naturais, desafiando a fragmentação curricular e reforçando a relação com o meio envolvente. Este estudo, ancorado numa metodologia de investigação-ação, procurou compreender de que modo a integração de ambientes imersivos poderia potenciar o raciocínio espacial e o interesse dos alunos pelos conceitos matemáticos e científicos, consolidando, assim, um ensino mais interativo e experiencial. Este RE reflete, por conseguinte, a consolidação de saberes, valores e competências que moldaram a identidade profissional da mestranda, numa perspetiva de docência comprometida com a inovação pedagógica, a justiça educativa e o desenvolvimento integral dos alunos. Mais do que um requisito académico, este documento marca o início de uma caminhada que se prolonga no tempo, alimentada pela paixão de ensinar e pelo sonho de construir, com gestos simples e sentidos, uma escola mais humana. É também o lugar onde se escuta, de forma clara e confiante, a voz que desde sempre a acompanha e que agora se revela inteira no ato de educar. | por |
dc.description.abstract | This Internship Report (IR), entitled “Always Within Me, the Voice That Now Teaches”, is part of the curricular unit (CU) of Supervised Teaching Practice (STP), included in the study plan of the Master’s Degree in Teaching at the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences at the 2nd Cycle of Basic Education. This document is an essential requirement for obtaining the Master’s degree, embodying a reflective synthesis of the formative journey experienced by the student-teacher throughout the 2024/2025 academic year. Sustained by a continuous dialogue between theory and practice, this IR portrays a formative journey developed in two educational contexts, with interventions carried out in a 3rd-year class of the 1st cycle and a 6th-year class of the 2nd cycle, in the subject areas of Mathematics and Natural Sciences. The pedagogical action of the student-teacher was grounded in scientific, didactic and legal frameworks, integrating cycles of observation, planning, intervention, assessment and reflection, aimed at building a critical, investigative and ethical teaching identity. This formative path was greatly enriched by collaboration with different educational agents and by attentive consideration of the students’ specificities, seeking to respond to their needs and potential through contextualized, inclusive and motivating learning scenarios. Like pages of a book in constant writing, each child was understood as carrying a unique narrative, whose appreciation became central to the educational act. This IR also includes a research component, presented in the form of a scientific article, which explores the potential of Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) in promoting meaningful learning and in articulating Mathematics and Natural Sciences, challenging curricular fragmentation and strengthening the relationship with the local environment. This study, anchored in an action-research methodology, sought to understand how the integration of immersive environments could enhance students’ spatial reasoning and interest in mathematical and scientific concepts, thus consolidating a more interactive and experiential learning process. Consequently, this IR reflects the consolidation of knowledge, values and skills that shaped the student-teacher’s professional identity, within a teaching perspective committed to pedagogical innovation, educational justice and the integral development of students. More than an academic requirement, this document marks the beginning of a journey that extends over time, fuelled by a passion for teaching and the dream of building, through simple and meaningful gestures, a more humane school. It is also the place where the voice that has always accompanied her is now clearly and confidently heard, fully revealed in the act of educating. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30253 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Identidade docente | |
dc.subject | Investigação | |
dc.subject | Articulação curricular | |
dc.subject | Inovação pedagógica | |
dc.subject | Supervised teaching practice | |
dc.subject | Teaching identity | |
dc.subject | Research | |
dc.subject | Curricular articulation | |
dc.subject | Pedagogical innovation | |
dc.title | Desde sempre em mim, a voz que agora ensina | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCiclo do Ensino Básico |