Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Presença, atitude, dialogia e conteúdo no Instagram: desempenho de comunicação em instituições de ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana_Costa_MACD_2024.pdf7.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com o crescimento exponencial das redes sociais, estas passaram a ser uma ferramenta essencial para instituições de ensino superior na construção de sua identidade e na comunicação com seus stakeholders. Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho das estratégias de conteúdo adotadas por instituições de ensino superior no Instagram, durante um ano letivo, focando-se em revelar como essas instituições interagem e se envolvem com o público, com vista a identificar boas práticas que alimentem recomendações de omitização de desempenho. A metodologia de investigação é de natureza mista, de tipologia embutida, com destaque na componente quantitativa sobre a qualitativa dedutiva. A amostra é composta por seis instituições de ensino superior, localizadas no distrito do Porto (FMUP, ESS, FEP, ISCAP, FEUP e ISEP), tendo-se analisado o seu perfil ativo e participativo, perfil dialógico e perfil temático no Instagram entre os dias 1 de setembro de 2023 e 30 de junho de 2024. Os resultados revelam que as instituições recorrem ao formato ‘foto’ para a publicação dos seus conteúdos e que a interação ‘like’ é a favorita dos utilizadores. Quanto à presença ativa, praticamente todas instituições possuem conteúdo exclusivamente proprietário, mas apenas duas se posicionam no quadrante ‘funil ativo’. A nível de desempenho, apenas existem duas instituições no quadrante dos agentes eficientes, embora uma delas ainda não tenha migrado totalmente. No perfil dialógico é onde encontramos as maiores deficiências, visto que as instituições revelam ter um perfil predominantemente informativo, com recursos grande parte das vezes apenas gráficos, além de a taxa de apoio ser a mais elevada. A área temática mais recorrente é ‘identidade’. A presente investigação encontra-se dividida em quatro capítulos, onde: no primeiro é feito um enquadramento teórico de suporte à análise feita; no segundo é apresentada a metodologia de investigação; no terceiro é feita a análise dos dados e a sua respetiva discussão, terminando com uma secção de recomendações; e, no último, são expostas as conclusões. Generalizando, recomenda-se que as instituições otimizem as suas estratégias na vertente mais dialógica e relacional, de modo a alcançar um melhor desempenho e posicionamento junto dos seus públicos. Os resultados desta investigação têm implicações práticas para a otimização de estratégias de comunicação digital, oferecendo recomendações de boas práticas para maximizar o desempenho institucional nas redes sociais.
With the exponential growth of social networks, they have become an essential tool for higher education institutions in building their identity and communicating with their stakeholders. The main objective of this study is to analyze the performance of content strategies adopted by higher education institutions on Instagram over the course of an academic year, focusing on revealing how these institutions interact and engage with their audiences, with a view to identifying good practices that feed into recommendations for omitting performance. The research methodology is of a mixed nature, of an embedded typology, with an emphasis on the quantitative component over the deductive qualitative one. The sample consists of six higher education institutions located in the district of Porto (FMUP, ESS, FEP, ISCAP, FEUP and ISEP), and their active and participatory profile, dialogical profile and thematic profile on Instagram were analyzed between September 1, 2023 and June 30, 2024. The results show that institutions use the 'photo' format to publish their content and that the 'like ' interaction is users' favorite. As for active presence, almost all institutions have exclusively proprietary content, but only two are in the 'active funnel' quadrant. In terms of performance, there are only two institutions in the efficient agents quadrant, although one of them has not yet fully migrated. The dialogic profile is where we find the greatest deficiencies, as the institutions have a predominantly informative profile, with resources that are often only graphic, and the support rate is the highest. The most recurrent thematic area is 'identity'. This research is divided into four chapters: the first provides a theoretical framework to support the analysis carried out; the second presents the research methodology; the third analyzes the data and discusses it, ending with a section on recommendations; and the last sets out the conclusions. Generally speaking, it is recommended that institutions optimize their strategies in a more dialogic and relational way, in order to achieve better performance and positioning with their audiences. The results of this research have practical implications for the optimization of digital communication strategies, offering recommendations for good practices to maximize institutional performance on social networks.

Description

Keywords

Redes sociais Estratégia Conteúdo Comunicação dialógica Envolvimento Desempenho Social media Strategy Content Dialogic communication Engagement Performance

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence