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Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Dora Cristina Moreira
dc.contributor.authorNovais, Ana Catarina Correia
dc.date.accessioned2021-03-12T16:08:37Z
dc.date.available2021-03-12T16:08:37Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.description.abstractO principal objetivo da presente investigação é compreender como é que a Geração Millennial planeia o desenvolvimento da carreira profissional, percebendo a sua perceção relativamente à própria carreira, explorando o modo como está a planeá-la, identificando os perfis de carreira existentes e, ainda, verificando os desafios que lhe estão associados. No presente estudo, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada para efetuar a recolha dos dados. Realizaram-se quinze entrevistas a profissionais da área de Recursos Humanos, com idades compreendidas entre os 23 e os 38 anos, cuja experiência profissional varia entre dois e cinco anos. A análise e o tratamento dos dados recolhidos concretizou-se através da análise de conteúdo e categorização da informação, tendo por base os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que os Millennials mostram-se satisfeitos com a profissão que exercem, sendo que percecionam a sua carreira profissional como sendo um fenómeno que tem grande impacto no seu bem-estar e na sua vida pessoal, por isso, ambicionam o equilíbrio entre as duas vertentes. Para além disso, valorizam a existência de um horário de trabalho flexível nas organizações. Estes jovens têm por hábito acompanhar as ofertas de emprego que surgem no Mercado de Trabalho, de modo a conseguirem planear a sua carreira profissional. Assim, revelam ser importante a aposta na Formação Profissional como complemento da sua qualificação, dado que sentem que é uma das vias mais eficazes para crescer profissionalmente. Desta forma, a geração Millennial tende a preocupar-se cada vez mais com a gestão da própria carreira, essencialmente de acordo com as suas expectativas, tendo em vista a satisfação e o bem-estar profissionais. Na parte final desta dissertação, discutem-se as principais implicações do estudo, bem como algumas limitações. Finalmente, apresentam-se algumas sugestões para a investigação futura.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this research is to understand how the Millennial Generation plans the development of the professional career, realizing their perception concerning to their own career, exploring the way they are planning it, identifying the existing career profiles and, still, checking the challenges associated with it. In the present study, a qualitative methodology was used, relying on the semi- structured interview technique to perform data collection. Fifteen interviews were conducted with professionals in the area of Human Resources, aged between 23 and 38 years old, whose professional experience varies between two and five years. The analysis and treatment of the data collected was carried out through content analysis and categorization of information, based on the principles of Grounded Theory. The results suggest that Millennials are satisfied with their jobs, and perceive their professional career as a phenomenon that has a major impact on their well-being and their personal life, so they aim for balance between the two strands. In addition, they value flexible working hours in organizations. These young people often search for job offers in the Labor Market, in order to achieve professional career planning. Thus, it proves the importance to invest in Vocational Training as a complement to qualification, since that they feel it as one of the most effective ways to grow professionally. In this way, the Millennial generation tends to be increasingly concerned with managing their own careers, essentially according to their expectations, with a view to professional satisfaction and well-being. In the final part of this dissertation, the main implications of the study are discussed, as well as some limitations. Finally, some suggestions for future research are presented.pt_PT
dc.identifier.tid202644430pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17472
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMillennialspt_PT
dc.subjectCarreira profissionalpt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectGestão da carreirapt_PT
dc.subjectProfessional careerpt_PT
dc.subjectPlanningpt_PT
dc.subjectCareer managementpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.titleGeração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

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