Repository logo
 
Publication

Copyright no Ensino Superior: como lidar com regras e exceções da lei no reino do digital?

dc.contributor.authorBraga, Inês
dc.date.accessioned2023-10-23T07:25:27Z
dc.date.available2023-10-23T07:25:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNa sociedade de informação e do conhecimento atual e num avassalador contexto de pandemia, estamos ainda mais imersos no reino do digital, desejando ser sobreviventes de tantos novos desafios e ter sucesso nas diversas áreas da nossa vida de cidadãos. Este é o reino dos que trabalham, convivem socialmente, ensinam e aprendem de acordo com novos cenários em que o teletrabalho e o ensino a distância estão na ordem do dia, exigindo competências de literacia da informação, nas quais se incluem evidentemente as competências digitais. Com a facilidade generalizada de acesso a conteúdos na internet, com a hipertextualidade e com a facilidade de os consumidores da informação se tornarem produtores ativos e críticos de informação - os chamados prosumers - , os textos de terceiros facilmente se tornam intertextos, resvalando, por vezes, para a sensação de que o que é publicado no espaço cibernético é de todos e pondo em causa a questão da autoria e do copyright. Ora, tal é propício a um uso indevido da informação que ocorre em várias esferas da vida social – o plágio - e que também atinge o contexto académico, podendo gerar punições graves para quem o comete e incómodo e frustração para os professores que o detetam e veem os seus ensinamentos, quanto ao uso seguro, legal e ético da informação, postos em causa. Assim, de modo a prevenir a situação descrita, e reconhecendo a urgência de uma preparação adequada dos estudantes e futuros trabalhadores aos desafios do século XXI, pretendemos enfatizar a importância da questão da propriedade intelectual e do copyright no cenário do ensino superior. A metodologia adotada corresponde a uma revisão da literatura, focando-nos na perceção de alunos e professores sobre o tema. Destacamos algumas práticas de abordagem pedagógica do uso ético da informação, de acordo com o respeito por regras reguladas nacionalmente, no Código do direito de autor e dos direitos conexos, bem como em legislação internacional. De realçar que numa situação como noutra, o ensino encontra algumas aberturas que possibilitam uma utilização livre das obras ou produtos mediáticos, sob determinadas condições que não lesam os direitos dos autores e obedecem a uma adequada produção, distribuição e uso da informação, por parte dos utilizadores da mesma. Em suma, concluímos que, para que haja maior sucesso pedagógico e para que os intervenientes do processo educativo, incluindo as instituições, não corram riscos legais, na forma como lidam com a informação, é muito importante que haja mais conhecimento, mais debate e mais formação explicitamente assumida nestas matérias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-607-30-6982-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23729
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidad Nacional Autónoma de Méxicopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ru.iibi.unam.mx/jspui/bitstream/IIBI_UNAM/604/1/practicas_sociales.pdfpt_PT
dc.subjectCopyrightpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectCódigo do direito de autorpt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectÉtica na informaçãopt_PT
dc.titleCopyright no Ensino Superior: como lidar com regras e exceções da lei no reino do digital?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMéxicopt_PT
oaire.citation.endPage281pt_PT
oaire.citation.startPage265pt_PT
oaire.citation.titleLas prácticas sociales en la producción, la distribución y el acceso a la Información mediadas por las tecnologías digitales. .Universidad Nacional Autónoma de México Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, 2022 (Bibliotecología, Información y Sociedad). (Texto integral) - (10)pt_PT
person.familyNameBraga
person.givenNameInês
person.identifier.ciencia-id7C14-46ED-CD45
person.identifier.orcid0000-0001-5278-9363
person.identifier.scopus-author-id57743078800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a82b328-ae7f-4d3f-beff-4229e62e18d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Copyright no Ensino Superior como lidar com regras e exceções da lei no reino do digital_2022.pdf
Size:
182.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: