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A perspectiva do profissional em farmácia sobre a farmacogenómica e a sua implementação em Portugal

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
datacite.subject.fosCiências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorSantos, Marlene
dc.contributor.authorBessa, Ludovina Daniela Fernandes
dc.date.accessioned2018-05-07T14:18:39Z
dc.date.available2018-05-07T14:18:39Z
dc.date.issued2018-04
dc.description.abstractIntrodução A Farmacogenómica é uma ciência emergente que se debruça sobre a investigação de variações genéticas que influenciam a atividade terapêutica e reações adversas de fármacos e que tem ganho relevância nos últimos anos. Contudo, o conhecimento e expetativas da sua aplicação, assim como a formação nesta área, não são claras entre os profissionais de saúde. Objetivo:: neste contexto, os objetivos principais do presente trabalho centram-se em averiguar a perceção de conhecimento e formação dos profissionais de farmácia sobre a Farmacogenómica, assim como a perceção sobre a sua utilização na prática clinica. Metodologia: no presente estudo, foi aplicado um questionário via web, composto por 17 questões, junto de profissionais de Farmácia que desenvolvem a sua atividade em Portugal. No referido questionário foram indagados os participantes sobre atitudes, experiência e formação em temáticas relacionadas com a Farmacogenómica, e assim como a sua opinião sobre a aplicação na prática clinica. Resultados: no total 225 profissionais de farmácia participaram no estudo, no entanto, apenas 224 questionários foram considerados válidos. Dos participantes, a grande maioria considerara a Farmacogenómica relevante e vantajosa para prática diária nomeadamente no ajuste à terapêutica (83.9%), na redução de reações adversas a fármacos (78.5%) ou mesmo na redução de custos em saúde (64.7%). Apesar disto, a experiência e a utilização no dia-a-a ainda é escassa (13.3%), uma vez que, a grande maioria dos participantes não utilizou, nem recomendou a Farmacogenómica na sua prática diária no último ano. É possível que o facto de não terem conhecimento suficiente sobre a Farmacogenómica tenha influenciado este facto (56%). Foram identificadas necessidades educativas nas áreas da aplicação da Farmacogenómica, designadamente na identificação de fármacos (56%) e fontes de informação fidedignas sobre Farmacogenómica (40.9%), assim como os mecanismos subjacentes a estes (metabolismo dos fármacos, princípios básicos em Farmacogenómica). Contudo, verificou-se um elevado interesse em formação futura (90.6%). Conclusões: este estudo caracterizou as atitudes, experiência e formação na área da Farmacogenómica numa amostra de Profissionais de Farmácia que exercem a sua atividade em Portugal. Tendo em conta que estes profissionais podem vir no futuro a aconselhar ou informar Ili sobre a sua utilização, verificou-se uma atitude muito positiva e um interesse muito generalizado relativamente à possibilidade de utilização da Farmacogenómica. No entanto, a experiência, e o conhecimento acerca das aplicações desta ciência ainda são escassos. Neste sentido, programas de educação e formação em temáticas relacionadas com a Farmacogenórnica podem ser muito úteis para a implementação sobre esta no nosso país.pt_PT
dc.identifier.tid201911450pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11507
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFarmacogenómicapt_PT
dc.subjectTécnico de farmáciapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA perspectiva do profissional em farmácia sobre a farmacogenómica e a sua implementação em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAconselhamento e Informação em Farmáciapt_PT

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