Repository logo
 
Publication

As práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentes

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2019-06-18T11:37:50Z
dc.date.available2019-06-18T11:37:50Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractEsta comunicação propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto de futuros professores do 1.º ciclo do Ensino Básico sobre as suas interpretações alusivas à formação inicial em dois domínios: a dinâmica curricular e pedagógica dos cursos e o processo de supervisão pedagógica (ainda a vivenciar). A formação de professores é um tema que tem potenciado um amplo debate, que enriqueceu e complexificou a reflexão (Caires, Almeida, & Vieira, 2012) sobre os seus processos e impactos (Flores, 2015; Roldão, 2017). Assumindo que a formação dos professores integra a sua experiência, enquanto alunos, ao longo do percurso escolar (Britzman, 2003; Flores & Day, 2006; Mesquita & Machado, 2017), este facto não anula a necessidade de existir uma formação específica (Duarte, 2016), como elemento essencial para o desenvolvimento de competências próprias da docência (López Rosales, 2013) e para a legitimação intelectual e académica da profissão (Nóvoa, 2013; Roldão, 2014). Como sumariza Flores (2017), refletir sobre formação de professores é refletir sobre a escola, as práticas pedagógicas, o sistema educativo e a sociedade. Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, variante multicaso, que interpelou futuros professores. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licenciatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações sobre a formação inicial de professores que acontece no Ensino Superior. De acordo com os dados recolhidos, os estudantes inquiridos tendem a valorizar a dimensão prática associada à ação no contexto escolar da formação de professores. As dimensões conceptuais, éticas e epistemológicas surgem com reduzido, ou nenhum, interesse para os futuros professores. Em consonância com esta perspetiva, valorizam o processo de supervisão, relacionando-o com o desenvolvimento daquilo que denominam de “saber-fazer”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-8471-32-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14025
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativaspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.titleAs práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage294pt_PT
oaire.citation.startPage279pt_PT
oaire.citation.titleI Seminário Internacional CAFTept_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Pedro Duarte_2018b.pdf
Size:
952.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: