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As práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentes
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2019-06-18T11:37:50Z | |
dc.date.available | 2019-06-18T11:37:50Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.description.abstract | Esta comunicação propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto de futuros professores do 1.º ciclo do Ensino Básico sobre as suas interpretações alusivas à formação inicial em dois domínios: a dinâmica curricular e pedagógica dos cursos e o processo de supervisão pedagógica (ainda a vivenciar). A formação de professores é um tema que tem potenciado um amplo debate, que enriqueceu e complexificou a reflexão (Caires, Almeida, & Vieira, 2012) sobre os seus processos e impactos (Flores, 2015; Roldão, 2017). Assumindo que a formação dos professores integra a sua experiência, enquanto alunos, ao longo do percurso escolar (Britzman, 2003; Flores & Day, 2006; Mesquita & Machado, 2017), este facto não anula a necessidade de existir uma formação específica (Duarte, 2016), como elemento essencial para o desenvolvimento de competências próprias da docência (López Rosales, 2013) e para a legitimação intelectual e académica da profissão (Nóvoa, 2013; Roldão, 2014). Como sumariza Flores (2017), refletir sobre formação de professores é refletir sobre a escola, as práticas pedagógicas, o sistema educativo e a sociedade. Metodologicamente, optou-se por um estudo de caso, variante multicaso, que interpelou futuros professores. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licenciatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações sobre a formação inicial de professores que acontece no Ensino Superior. De acordo com os dados recolhidos, os estudantes inquiridos tendem a valorizar a dimensão prática associada à ação no contexto escolar da formação de professores. As dimensões conceptuais, éticas e epistemológicas surgem com reduzido, ou nenhum, interesse para os futuros professores. Em consonância com esta perspetiva, valorizam o processo de supervisão, relacionando-o com o desenvolvimento daquilo que denominam de “saber-fazer”. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8471-32-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14025 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativas | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Identidade docente | pt_PT |
dc.title | As práticas de formação inicial de professores na perspetiva de futuros docentes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 294 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 279 | pt_PT |
oaire.citation.title | I Seminário Internacional CAFTe | pt_PT |
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person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
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rcaap.type | bookPart | pt_PT |
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