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- Cross-cultural adaptation and measurement properties of the Portuguese version of the Ankle Instability InstrumentPublication . Silva, Diogo C. F.; Vilas-Boas, J. Paulo; Mesquita, Cristina; Maia, José; Santos, Rubim; Peixoto, Tiago André Teixeira; Brito, Nuno; Pinheiro De Sousa, Andreia SofiaChronic ankle instability is one of the most common clinical conditions in the general population, especially in adult athletes. The cross-cultural adaptation of self-reported questionnaires that identify and classify this condition contribute to criteria standardization in research but also in rehabilitation. Aim of Study. To validate the Ankle Instability Instrument to the Portuguese population and to investigate its psychometric properties. Material and Methods. Linguistic and semantic equivalence of the original version of the Ankle Instability Instrument to the Portuguese population was firstly performed. The Portuguese version of the Ankle Instability Instrument was then applied to 81 higher education adult students, with (n = 59) and without history of ankle sprain (n = 22). Participants were evaluated two times with an interval of one week to assess the psychometric properties of the Portuguese version of the Ankle Instability Instrument. Results. In the reliability of binary responses based on the test retest, the tetrachoric correlation coefficient ranged from 0.99 to 1.00. In addition, the Kuder–Richardson coefficient was 0.79 suggesting good internal consistency. Conclusions. Test-retest showed an almost perfect match in all answers between the two moments, which seem to be related to sample characteristics. The internal consistency value was similar to the one obtained in the original version. The Portuguese version of the Ankle Instability Instrument is highly reliable and can be used in clinical practice.
- O efeito do tipo de banco na postura adotada por médicos dentistas: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Bessa, Daniela Patrícia Teixeira; Santos, JoanaOs Médicos Dentistas (MD) são um grupo com elevado risco de desenvolver lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT), devido à exigência da sua profissão. As tarefas dentárias são minuciosas, requerem uma elevada atenção, precisão e aptidão manual, associadas à combinação de movimentos repetitivos com a execução de força e os movimentos extremos de flexão, extensão ou rotação das articulações dos membros. A evolução da tecnologia e a criação de bancos ergonómicos veio revolucionar a qualidade de trabalho do MD, com o intuito de melhorar a postura adotada. Assim, o principal objetivo deste estudo foi compreender de que forma o tipo de banco utilizado pode influenciar a postura adotada por Médicos Dentistas, através de uma revisão sistemática da literatura. Esta revisão sistemática baseou-se em itens preferenciais das diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e a pesquisa nas bases de dados, nomeadamente, PubMed, MEDLINE Complete, Web Of Science, Academic Search Complete e CINAHL Complete. Para a avaliação da qualidade dos estudos incluídos foi utilizada a Modified Downs and Black checklist. Foram incluídos na revisão da literatura 25 artigos científicos que utilizaram métodos de avaliação de risco de LMERT, sendo que quatro deles avaliavam o efeito de diferentes tipos de banco (banco convencional versus banco ergonómico) na postura e na atividade elétrica muscular. Os bancos ergonómicos contribuem para uma melhor postura de trabalho do MD, visto que permitem a manutenção da lordose lombar, associada a uma menor pressão dos discos intervertebrais, em comparação com os bancos convencionais. O Xsens MVN poderá ser o método que permite uma medição do movimento humano com maior precisão e orientação em tempo real. Assim, torna-se necessário a realização de estudos futuros que avaliem o efeito entre diferentes tipos de banco e que comparem diferentes métodos de avaliação do risco de LMERT, de modo, a contribuir para a investigação da Ergonomia em Medicina Dentária.
- “Chicos, Sacad El Móvil De Vuestras Mochilas Porque Lo Vamos A Usar”- Empowering Spanish As Foreign Language Students Through Mobile DevicesPublication . Cruz, MárioIn a post-globalized world, mobiles and tablets are the most popular electronic devices among university students, since they are their first option to access the Internet, exchange messages, take pictures, record videos, play games, etc. Taking into account that they are part of their daily life, it is urgent to take advantage of them to explore learning experiences inside classrooms (Toledo, 2015), by involving students in interactive and gamified tasks (Osores, et al, 2013; Álvarez, 2016; Chou, 2016). Under the scope of a case study related to the learning of linguistic and cultural varieties of Latin-American Spanish (Cruz, 2018; Moreno Fernández, 2010), we will present didactic experiences with digital tools, which were carried out with Spanish as Foreign Language students (A2/B1.2 levels) of the Graduation Degree in Foreign Languages and Cultures at a School of Education in Porto, Portugal. Following a qualitative methodological approach, we have collected and analyzed students’ representations about the use of mobile devices (though questionnaires) and their project works related to the Latin-American Spanish varieties. Results show that students have empowered themselves in the learning process, revealing that they have (re)constructed knowledge related to the topic through hyper sensory strategies and resources (Cruz & Orange, 2016).
- O currículo do 2.º Ciclo no Ensino BásicoPublication . Araújo, Beatriz; Duarte, Pedro
- The Gamification Octalysis Framework within the Primary English Teaching Process: the Quest for a Transformative ClassroomPublication . Duarte, Suzette; Cruz, MárioThe “Kwesukasukela” project, which focuses on African oral tradi- tion storytelling intermingled with the Ubuntu philosophy (Varty, 2013), has as its main aim to stimulate collaboration, communication, critical thinking and creativity, within primary school settings. In fact, through an experiential communicative approach (Fernández-Corbacho, 2014), South African storytelling can become a gamified experience and inte- grated into English classroom practices as a means of transformation and stimulation of social cohesion and sustainable development (Bat- tiste, 2005).The aim of this study is to reflect upon Chou’s (2016) Oc- talysis framework and how it can effectively be applied in Primary En- glish Teaching contexts. The implementation of gamification designs and practices within this type of framework allowed us to understand how we can implement effective approaches towards a transformative clas- sroom. An ethnographic methodological approach, with triangulation of data collection tools (questionnaires, self-assessment worksheets and project work), was resorted. Gamified practices, which deal with South African cultural and linguistic varieties (Nomlomo & Zilungile, 2016) and 21st Century Learning skills, were analized (Cruz & Orange, 2016).The project’s main results show that the gamification approach can foster the development of transformative skills.
- Acidentes de trabalho que resultam em lesões musculoesqueléticas no setor do retalho alimentarPublication . Balazeiro, Márcia; Correia, Ana; Cavadas, Inês; Costa, Nelson; Rodrigues, João; Rodrigues, MatildeOs acidentes de trabalho que resultam em lesões musculoesqueléticas (LME) têm uma elevada expressão sobre o total de acidentes. No entanto, existe pouca evidência sobre os acidentes ocorridos no setor do retalho alimentar, apesar da sua relevância face às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores. O presente estudo teve como objetivo analisar os acidentes por sobre-esforço físico em duas tipologias de supermercados (hipermercados e supermercados de conveniência). Para tal foram analisados os dados presentes nas bases de dados da empresa relativos aos acidentes ocorridos entre 2015 e o primeiro semestre de 2017. Os resultados mostraram que as LME ainda são significativas relativamente ao total de acidentes notificados, tendo-se observado um aumento do Índice de Gravidade ao longo do período em estudo nas duas tipologias de supermercados. O Índice de Frequência baixou ligeiramente, mas mantendo uma considerável expressão face ao total de acidentes. As partes do corpo mais afetadas foram os membros superiores, as costas e os membros inferiores, tendo-se verificado uma relação entre a atividade física e a parte do corpo afetada. O mecanismo que esteve na origem de um maior número de acidentes foi a movimentação manual de cargas realizada de modo inadequado. Os resultados remetem para a necessidade de intervenção de forma a reduzir os índices de sinistralidade por LME.
- Caracterização físico-química dos afluentes e efluentes de duas estações de tratamento de águas residuais: discriminação de descargas industriaisPublication . Pereira, Ana Rute Figueiredo; Vieira, MónicaO presente projeto em ambiente empresarial pretende demonstrar o funcionamento de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) exploradas pela empresa Aqualevel pertencente ao Grupo Indaqua; a caracterização da rotina diária implementada no laboratório interno da Aqualevel e, para além disso, pretende fazer um pequeno estudo sobre descargas de efluentes de indústrias que geram impacto negativo nas ETAR. O controlo analítico é fundamental para a gestão operacional de uma ETAR. Da análise realizada aos parâmetros analíticos, constatou-se que a água residual afluente à ETAR apresentou uma fração orgânica elevada, facilmente biodegradável, e concentrações elevadas de nutrientes. Durante o período de análise, as estações, na grande maioria dos casos, apresentaram um nível de remoção bastante elevado, cumprindo sempre os requisitos legais impostos ao efluente descarregado para o seu meio hídrico recetor. As ETAR funcionaram adequadamente relativamente à remoção da carga orgânica, remoção de nutrientes e de sólidos, tendo o controlo analítico sido indispensável na sua avaliação de desempenho. Para o estudo de descargas de efluentes industriais, foram selecionadas duas ETAR, que são alvo de frequentes suspeitas de descargas industriais ilícitas. As amostras de suspeitas de descargas industriais recolhidas nas duas ETAR, foram analisadas no laboratório da Aqualevel (onde se realizaram os parâmetros de rotina) e no laboratório da Escola Superior de Saúde (onde se fez a determinação da concentração de ácido cítrico e a pesquisa da presença de fenóis). Estas apresentaram na generalidade das medições, elevados níveis de carência química de oxigénio (CQO) e carência bioquímica de oxigénio (CBO5). Não foram detetados fenóis e em algumas amostras determinaram-se baixas concentrações de ácido cítrico. Através de bibliografia publicada por vários autores e dos resultados obtidos procurou-se relacionar as suspeitas de descargas industriais recebidas nas ETAR com dois tipos de indústrias: corticeiras e oficinas. A tentativa de relacionar as suspeitas de descargas com as corticeiras ou com as oficinas acabou por ser inconclusiva, não se conseguindo determinar nenhuma origem de descarga.
- Epistemologia na profissão docente: a perspectiva dos professores em formação sobre formação inicial, supervisão pedagógica e identidade profissionalPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana IsabelEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma investigação – estudo de caso, variante multicaso - de cariz qualitativo que, a partir da interpelação de futuros professores em formação, quis entender as suas conceções construídas sobre a identidade e prática profissionais de um docente. Por via da resposta a um inquérito por questionário, dezasseis estudantes, a frequentarem o 4.º ano (de cinco: 3 anos de Licencituatura + 2 Mestrado) de dois cursos de habilitação para a docência, redigiram uma narrativa pessoal, livre e estruturada, expondo as suas representações, interpretações e opiniões alusivas a três temas distintos: a formação inicial experienciada no Esnino Superior, o processo de supervisão pedagógica ainda a experimentar, as especificidades definidoras da identidade profissional docente. Pese embora se trate de uma amostra reduzida, a mesma é também o exemplo de que um estudo de caso, aqui centrado numa particular instituição de formação, pode oferecer um panorama de perceções várias. E, desta forma, torna-se possível, ainda, pensar os desafios que, no século XXI e associados à espistemologia docente, se colocam às instituições de Ensino Superior no que concerne à formação de professores.
- Educação de adultos mais velhos: uma aposta com futuro.Publication . Rothes, LuísA participação dos mais velhos na educação de adultos está em expansão e constitui-se como um dos seus desafios essenciais: não apenas por o peso dos idosos em relação ao total da população estar a aumentar de modo significativo, mas sobretudo por se reconhecer o papel social decisivo que devem assumir na vida social contemporânea. É pois essencial que tenham oportunidade de aprender em igualdade de circunstâncias e através de soluções educativas apropriadas.
- Os profissionais de farmácia como provedores de testes rápidos para o rastreio de infecções por HIVPublication . Gomes, Micael Macedo; Jesus, ÂngeloPortugal contínua apresentar uma elevada taxa de incidência de novos casos de HIV diagnosticados da União Europeia. A aposta no diagnóstico precoce da infeção por HIV tem sido uma prioridade do Programa Nacional. Nesse sentido, o Despacho n.º 2522/2018 veio “permitir a realização de testes rápidos para HIV…” em farmácias. Objetivo: Pretende-se verificar se os profissionais de farmácia estarão dispostos a atuar como provedores de testes rápidos para o HIV. Metodologia: Este estudo teve por base a aplicação de um inquérito por questionário. Foi aplicado aos profissionais de farmácia que trabalham nas farmácias do concelho de Braga, seleccionados por uma amostra de conveniência. Os dados foram tratados e analisados com recurso ao SPSS. Procedeu-se à análise estatística das frequências absolutas e relativas das variáveis nominais e ordinais, e também, à análise de uma associação estatística através do Teste Exato de Fisher. Resultados: Dos 64 participantes no estudo, relativamente à disponibilidade na realização dos testes rápidos, verificou-se que a maioria (52%) se sentem “à-vontade” caso venham a realizar testes rápidos de despistagem de HIV; no entanto, alertam para a necessidade de formação e preparação dos profissionais. Conclusão: Apurada a disponibilidade dos profissionais, verificou-se, através da sua opinião, que as farmácias inquiridas poderiam vir a aderir aos testes rápidos, elegendo-as como um local ideal para os realizar, defendendo um “maior controlo da doença”, “resultados rápidos” e “acessibilidade” como principais vantagens dessa inclusão-