Publication
À descoberta da voz interior
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Maia-Lima, Cláudia | |
dc.contributor.author | Bayam, Mariana Cabral Lisboa e Rego | |
dc.date.accessioned | 2022-12-29T12:22:35Z | |
dc.date.available | 2022-12-29T12:22:35Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório em evidência – documento que confere a habilitação à docência nas áreas referidas – surge de forma a espelhar o percurso traçado pela mestranda no decorrer da PES, ao longo de nove meses pautados por momentos de observação, cooperação, planificação, implementação, reflexão e investigação. Deste modo e após a explicitação dos objetivos do RE, emerge um construto de pressupostos teóricos e legais, onde se destacam a dimensão académica e a dimensão profissional, de maneira a fundamentar as práticas docentes promovidas. Num momento posterior, expõe-se a caracterização detalhada dos contextos educativos onde sucedeu a PES, nos 1º e 2º CEB, seguida pela apresentação de algumas intervenções realizadas pela mestranda nos ciclos de ensino em questão. Ademais, surge uma componente de caráter investigativo, seguindo um modelo de artigo científico, desenvolvida com o intuito de estudar as perceções que os professores possuem em relação ao papel do erro dentro da sala de aula. Esta investigação constitui, assim, um estudo cujo público-alvo foram os professores do ensino obrigatório. Os resultados obtidos apontam para uma visão favorável para a aprendizagem face aos erros espontâneos, mas algumas reservas quanto à utilização de erros intencionais. Salienta-se que, durante a PES, a mestranda procurou conhecer profundamente as turmas com as quais contactou, bem como as suas necessidades, por forma a adaptar as suas práticas educativas da forma mais adequada possível. Como tal, importa mencionar que as atividades desenvolvidas foram conjeturadas sob uma perspetiva de ensino construtivista, para que os alunos se tornassem agentes ativos na construção dos seus conhecimentos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Internship Report (IR) was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP) Curricular Unit, inserted in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The report in evidence – document that confers qualifications for teaching in the aforementioned areas – appears in order to mirror the path traced by the master's student during the STP, over nine months marked by moments of observation, cooperation, planning, implementation, reflection and investigation. In this way, and after explaining the objectives of the IR, a construct of theoretical and legal assumptions emerges, highlighting the academic and professional dimensions, in order to support the teaching practices promoted. Later, a detailed characterization of the educational contexts where the STP took place, in the 1st and 2nd CBE, is exposed, followed by the presentation of some interventions carried out by the master's student in the teaching cycles in question. Furthermore, there is an investigative component, following a scientific article model, developed with the aim of studying the perceptions that teachers have regarding the role of error within the classroom. This investigation is, therefore, a study whose target audience was compulsory education teachers. The obtained results point to a favorable view for learning in the face of spontaneous errors, but some reservations regarding the use of intentional errors. It should be noted that, during the STP, the master's student sought to get to know in depth the classes she had contact with, as well as their needs, in order to adapt her educational practices in the most appropriate way possible. As such, it is important to mention that the activities developed were conjectured from a constructivist teaching perspective, so that students could become active agents in the construction of their knowledge. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203142659 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21255 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Erro | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Investigation | pt_PT |
dc.subject | Error | pt_PT |
dc.title | À descoberta da voz interior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |