Repository logo
 
Publication

Magical Jukebox: A Música enquanto Dispositivo Didático-Pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorOrange, Edite
dc.contributor.authorAntunes, Cláudia de Sousa
dc.date.accessioned2018-02-23T17:13:49Z
dc.date.available2018-02-23T17:13:49Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste projeto centrou-se, essencialmente, na importância da música enquanto estratégia de aprendizagem e nas suas repercussões no ensino/ aprendizagem do Inglês junto de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. A escolha deste tema advém do facto de se considerar que a música é fundamental na aprendizagem precoce da Língua Inglesa por ser um dispositivo pedagógico-didático estruturante no ensino precoce de Inglês. A utilização da música como estratégia de ensino de Inglês, enquanto documento autêntico, permite ao professor abordar as quatro habilidades da Língua (compreensão, leitura, escrita e fala), assim como, iniciar os alunos na vastidão dos caminhos da multiculturalidade, transmitindo ensinamentos e valores de ordem ideológica, moral, religiosa e cultural uma vez que transportam no seu conteúdo marcas do tempo e do lugar da sua criação. Através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, da legislação em vigor e de uma experiência prática no terreno, pretende-se demonstrar e provar que a utilização da música em contexto de sala de aula, se assume como um recurso didático e metodológico muito útil e de extrema importância nos processos de motivação, de dinamização, bem como veículo de transmissão de conteúdos, transformando as aulas em experiências interessantes e significativas, originando uma aprendizagem mais eficiente e produtiva.pt_PT
dc.description.abstractThis article mainly focused on the importance of music as a learning strategy and its impact on teaching a foreign language - English, to young learners. The topic choice stems from the fact that music is considered to be essential when teaching a foreign language to young learners as it is a very important structural pedagogical device. The use of music as a strategy for teaching English allows the teacher to address the four language skills - listening, reading, writing and speaking. It also helps to initiate students in the paths of multiculturalism, teaching and transmitting principles of ideological, moral, religious and cultural values. I intend to demonstrate and prove that the use of music in the context of the classroom is widely considered and viewed as a very useful and effective teaching resource. In fact, the results of this work suggest that all pupils show greater development both in cognitive, social skills. This work also emphasises how meaningful is to teach English to young learners by using music for it is fundamental in the children´s process of motivation and stimulation to the acquisition of new experiences. The results obtained help validate that pupil´s success depend largely on the appropriate teaching methods used, in this case, music, for besides promoting positive learning experience it also encourages the “need to know more” in a fun, pleasant way.pt_PT
dc.identifier.tid202454690
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11033
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectAfetopt_PT
dc.subjectAquisição naturalpt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.subjectAffectionpt_PT
dc.subjectNatural acquisitionpt_PT
dc.subjectHappinesspt_PT
dc.subjectInterculturalismpt_PT
dc.titleMagical Jukebox: A Música enquanto Dispositivo Didático-Pedagógicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em ensino precoce de inglêspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CláudiaAntunes_2013.pdf
Size:
3.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: