Repository logo
 
Publication

(Re)construí, para continuar a construir...

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Dárida Maria
dc.contributor.authorSantos, Maria José Beira dos
dc.date.accessioned2016-12-19T14:52:39Z
dc.date.available2016-12-19T14:52:39Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a docência tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico que encerra um todo articulado de experiências e saberes. A prática desenvolvida reflete o resultado de um percurso de formação desde a Licenciatura em Educação Básica até ao Mestrado, num permanente exercício crítico, reflexivo e investigativo, onde se procurou mobilizar e articular saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Os períodos de estágio no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico corporizaram o desenvolvimento das competências consagradas no Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto. Assim, descrevem-se e refletem-se vivências e experiências desenvolvidas ao longo da prática educativa, que decorreram na Escola Básica e Secundária do Cerco e na Escola E.B.1/J.I. do Falcão  Escolas TEIP, onde a mestranda aprofundou a dimensão pessoal e profissional, no saber ser e saber fazer, articulando a teoria e a prática, com consciência tranquila de uma evolução positiva mas certa de que existiram, por vezes, inseguranças e fragilidades, pois mesmo o mestrando mais eloquente e portador da ciência adequada não receia aprender com os seus próprios erros (Fernando Santos). Pretende-se com este relatório analisar um processo de diálogo, cooperação e investigação que permitiram a construção de regências cada vez mais estruturadas, com maior coesão e com mais intencionalidade pedagógica, em que o sucesso nas aprendizagens das crianças era o farol para renovar processos e atitudes. No final deste percurso, evidencia-se o compromisso, o rigor, o empenho e a determinação com que a mestranda dedicou a este percurso formativo. Mais consciente de que a construção do processo de identidade profissional exige, constantes mudanças, como refere no título do seu relatório  (Re)construí, para continuar a construir...pt_PT
dc.description.abstractThis professional qualification Training Report for teaching aims to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice, part of the 2nd year of the Masters in Education 1st and 2nd cycle of basic education terminating a whole articulated experiences and knowledge. The developed practice reflects the result of a training course from the Bachelor in Basic Education by the Master, a permanent critical, reflective and investigative exercise, where it sought to mobilize and coordinate scientific, educational and pedagogical knowledge. The training periods in the 1st and 2nd cycles of Basic Education corporizaram skills development enshrined in Decree-Law No. 240/2001 of 30 August. So are described and are reflected experiences and experiences developed throughout the educational practice, which took place in Primary and Secondary School do Cerco and EB1 / JI do Falcão  Schools TEIP where the graduate student deepened the personal and professional dimension, be in the know and know-how, combining theory and practice, with a clear conscience a positive development but certain that existed sometimes insecurities and weaknesses, even for the most eloquent master's degree and bearer of adequate science is not afraid to learn from their own mistakes (Fernando Santos). It is intended with this report to analyze a process of dialogue, cooperation and research that allowed the construction of regencies increasingly structured, with greater cohesion and more pedagogical intentionality, in which success in learning of children was the beacon to renew processes and attitudes. At the end of this route, shows the commitment, rigor, commitment and determination with which the graduate student put into this formation. More aware that the construction of the professional identity process requires constant change, as stated in the title of its report  (Re) build, to continue to buildpt_PT
dc.identifier.tid201454289
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8866
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.title(Re)construí, para continuar a construir...pt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Santos_2015.pdf
Size:
14.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: