Repository logo
 
Publication

Práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana do Maranhão: um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Paula Cristina
dc.contributor.authorPedrosa, Sâmia Marreiro da Silva
dc.date.accessioned2018-01-09T15:07:14Z
dc.date.available2018-01-09T15:07:14Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractAnalisamos questões relacionadas às práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana – Maranhão. Para tanto procuramos investigar as condições estruturais da escola e as características formativas e de docência das professoras de classes multisseriadas do meio rural maranhense objetivando apreender modos como produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com discussões sobre a multisseriação no Brasil e as condições de trabalho. Ao adotar princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho apresenta reflexões sobre as condições de trabalho docente, através de dados coletados por meio da aplicação de observação e registros de campo, questionário e de entrevistas narrativas. Tais dados evidenciam marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação e desvelam, ainda, problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal precarização do trabalho, mas também formas de superação das professoras na realização do trabalho docente, face às adversidades vividas no cotidiano profissional e escolar principalmente por terem de lidar com alunos com necessidades educativas especiais, sem possuírem uma formação pedagógica adequada a essa realidade. Concluímos que as práticas de gestão estão em conformidade com as orientações de especialistas da área contemplados no trabalho e que os modos de inclusão dos alunos em geral e dos especiais em particular está sendo feita, de forma empírica, “cada caso é um caso”, aonde os professores trabalham com tentativas empíricas para alcançar o sucesso escolar almejado.pt_PT
dc.description.abstractWe analyzed questions related to the management practices and modes of inclusion of students with special educational needs at the multi - grade school in the municipality of Santana - Maranhão. In order to do so, we aim to investigate the structural conditions of the school and the formative and teaching characteristics of the teachers of multisite classes in rural Maranhão aiming at apprehending ways of producing the teaching profession, with a view to expanding and contributing to discussions about multiseriate education in Brazil and work conditions. By adopting principles of qualitative research, the work presents reflections on the working conditions of teachers, through collected through the application of observation and field records, questionnaire and narrative interviews. These data show signs of precariousness in working conditions within the context of the multisseria and also reveal concrete problems of daily school life caused by such precariousness of work, but also ways of overcoming teachers in the accomplishment of teaching work, in the face of adversities experienced in professional and school daily life mainly because they have to deal with students with educational needs without adequate pedagogical training to this reality. We conclude that the management practices are in accordance with the guidelines of specialists of the area contemplated in the work and that the ways of inclusion of the students in general and of the special ones in particular is being made, empirically, "each case is a case", where teachers have been working with empirical attempts to achieve desired school success.pt_PT
dc.identifier.tid201851563
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10723
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectClasses multisseriadaspt_PT
dc.subjectPráticas de gestãopt_PT
dc.subjectCondições de trabalho docentept_PT
dc.subjectEducação no meio ruralpt_PT
dc.subjectMultiseriate classespt_PT
dc.subjectManagement practicespt_PT
dc.subjectTeaching work conditionspt_PT
dc.subjectEducation in rural areaspt_PT
dc.titlePráticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana do Maranhão: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SamiaPedrosa_2017.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: