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Inteligência artificial aplicada ao marketing digital

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, José Luís Tavares Pires Dias dos
dc.contributor.authorAleixo, José Eduardo de Almeida
dc.date.accessioned2023-02-15T15:17:39Z
dc.date.embargo2027-11-23
dc.date.issued2022-11-23
dc.description.abstractThe interest around Artificial Intelligence, nowadays, has been gaining more and more prominence, being this moment considered by many as the beginning of the 4th Industrial Revolution. Allied to this perception and taking into account the scarcity of studies on this topic, there is a need to understand the concept, the dynamics, the possibilities and the challenges of this technology allied to Digital Marketing. Therefore, this study explores, using a qualitative research methodology, the impact resulting from Artificial Intelligence applied to Digital Marketing. The literature review, combined with the analysis of interviews with Artificial Intelligence and Digital Marketing experts from different functions and industries, has shown that the impact of Artificial Intelligence on Marketing functions, skills and capabilities is significant and will continue to develop in the future. In the study conducted it is concluded that the impact of Artificial Intelligence in Digital Marketing offers capabilities that allow a more efficient and effective execution of Marketing actions, allowing a global vision of the audience, as well as the personalization and customization of the experience in real time. The application of Artificial Intelligence requires investment in training for Marketing professionals, and may also lead to changes at the functional level of organizations. Its implementation requires monetary, time and resource investment, which are variable in difficulty and limitations according to the size of the organizations. However, regardless of size, the integration of Artificial Intelligence should be strategic, cautious, ethical, and transparent, emphasizing the current difficulty of organizations in the ability to outline adoption strategies. At the core of ethical concerns are concerns about the monopolization of data and its inappropriate, purposeful or unintended use. At the heart of practical concerns, meanwhile, is the resistance and fear of replacement and consequent job loss.pt_PT
dc.description.abstractNa atualidade, o interesse em torno da Inteligência Artificial tem ganho cada vez mais destaque, sendo este momento considerado por muitos como o início da 4ª Revolução Industrial. Aliada a esta perceção e tendo em conta a escassa quantidade de estudos acerca deste tema, surge a necessidade de compreender o conceito, a dinâmica, as possibilidades e os desafios desta tecnologia aliada ao Marketing Digital. Neste sentido, o presente estudo explora, com recurso à metodologia de pesquisa qualitativa, o impacto resultante da Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital. A revisão de literatura, aliada à análise de entrevistas a especialistas em Inteligência Artificial e Marketing Digital de diferentes funções e indústrias, demonstrou que o impacto da Inteligência Artificial nas funções, competências e capacidades do Marketing é significativo e vai continuar a desenvolver-se no futuro. No estudo realizado conclui-se que o impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital, oferece capacidades que permitem uma execução mais eficiente e eficaz das ações de Marketing, permitindo uma visão global da audiência, bem como, a personalização e customização da experiência em tempo real. A aplicação da Inteligência Artificial, obriga a investimento em formação por parte dos profissionais de Marketing, bem como, pode originar alterações a nível funcional das organizações. A sua implementação requer investimento monetário, temporal e de recursos, sendo estes variáveis em dificuldade e limitações de acordo com as dimensões das organizações. Contudo, independentemente da dimensão, a integração da Inteligência Artificial deve ser estratégica, cautelosa, ética e transparente, enfatizando a dificuldade atual das organizações na capacidade de delinear estratégias de adoção. No centro das preocupações éticas estão as preocupações com a monopolização dos dados e a sua utilização inapropriada, propositada ou involuntária. Já no centro das preocupações práticas está a resistência e receio na origem da substituição e consequente perda de postos de trabalho.pt_PT
dc.identifier.tid203228103pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22313
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectInteligência Artificialpt_PT
dc.subjectDadospt_PT
dc.subjectTecnologias de Informaçãopt_PT
dc.subjectTomadas de Decisãopt_PT
dc.subjectDigital Marketingpt_PT
dc.subjectArtificial Intelligencept_PT
dc.subjectDatapt_PT
dc.subjectInformation Technologypt_PT
dc.subjectDecision Makingpt_PT
dc.titleInteligência artificial aplicada ao marketing digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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