Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria: estudo de caso: Hotel Minho

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_VaniaFernandes_2022.pdf44.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O aumento da procura do turismo de eventos originou a temática deste estudo em que se pretende perceber “O papel do departamento de eventos na estratégia de posicionamento na hotelaria”. De forma a compreender a envolvente desta temática, foram definidos objetivos específicos, analisadas as críticas e comentários dos clientes nas redes sociais e plataformas de avaliação do Hotel Minho e Restaurante Dom Júlio e, realizadas entrevistas aos colaboradores da unidade de forma a perceber o seu posicionamento estratégico. Estruturalmente, o estudo divide-se em três grandes partes: a primeira que engloba revisão de literatura através de artigos científicos importantes para aprofundar conhecimento em temas como o turismo, turismo de eventos, marketing, estratégia e posicionamento; a segunda, foca-se na análise da perceção dos colaboradores e clientes acerca do hotel, os seus serviços e o seu posicionamento; a terceira, reflete um manual com sugestões estratégicas de forma a melhorar o posicionamento e a relevância do departamento de eventos na estratégia de posicionamento do Hotel Minho. Os resultados demonstram que ainda há espaço para melhorar o papel do departamento de eventos através de estratégias que podem incluir formação de equipas e comunicação.
The increase in demand for event tourism originated the theme of this study which aims to understand "The role of the events department in the hotel positioning strategy". In order to understand the environment of this theme, specific objectives were defined, the reviews and comments of customers on social networks and evaluation platforms of the Hotel Minho and Restaurant Dom Júlio were analyzed and interviews were conducted with the employees of the unit in order to understand its strategic positioning. Structurally, the study is divided into three major parts: the first encompasses literature review through important scientific articles to deepen knowledge on topics such as tourism, event tourism, marketing, strategy and positioning; the second focuses on the analysis of the perception of employees and customers about the hotel, its services and its positioning; the third reflects a manual with strategic suggestions to improve the role of the events department in the positioning strategy of Hotel Minho. The results demonstrate that there is still room to improve the role of the events department through strategies that can include team building and communication.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Hotel Minho Hotelaria Eventos Posicionamento Estratégia Marketing Hospitality Events Positioning Strategy Marketing

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License