Repository logo
 
Publication

Abordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateria

dc.contributor.advisorCoimbra, Daniela da Costa
dc.contributor.authorOliveira, Nuno José Francisco de Brito
dc.date.accessioned2021-09-24T18:08:22Z
dc.date.available2021-09-24T18:08:22Z
dc.date.issued2021-07-29
dc.description.abstractO presente trabalho trata abordagens melódicas e vocais aplicadas na bateria dentro do repertório jazz, desde a manipulação da altura dos sons ao estilo de Ari Hoenig, à orquestração de padrões rítmicos na estética do beatbox praticado por Tigran Hamasyan, e à aplicação de vocabulário rítmico vocal de B C Manjunath proveniente da música clássica do Sul da Índia. No geral, a definição e aplicação de uma abordagem melódica é tão única como o instrumentista que opta por defini-la ou aplicá-la. Na atualidade, encontram-se três exemplos de referência em campos melódico-vocais distintos: i) o baterista norte-americano Ari Hoenig desenvolve uma abordagem de percussão melódica na bateria dentro do repertório jazz; ii) o pianista arménio Tigran Hamasyan incorpora sons de beatbox nas suas composições; e iii) o percussionista indiano B C Manjunath, enquanto intérprete de percussão vocal no estilo konakkol. A metodologia que serve de base a este estudo divide-se em três etapas: recolha; interpretação e aplicação. A primeira etapa inclui a recolha de referências bibliográficas e audiovisuais relacionadas com os temas principais do trabalho, nomeadamente Ari Hoenig, Tigran Hamasyan e B C Manjunath, autores que suportam a análise. A segunda etapa integra o tratamento e interpretação dos elementos recolhidos através da transcrição e construção de um repertório, desenvolvendo-se também modelos de notação musical específicos para cada abordagem. A terceira e última etapa consiste na aplicação desse repertório à bateria, tanto ao nível solístico como ao nível coletivo com um conjunto variado de instrumentistas. Este trabalho tem assim como propósito criar novas possibilidades performativas para a bateria e potenciar diferentes dinâmicas na relação com outros instrumentistas.pt_PT
dc.description.abstractThe present work deals with melodic and vocal approaches applied to the drums within the jazz repertoire, from the manipulation of the pitch of sounds in the style of Ari Hoenig, to the orchestration of rhythmic patterns in the beatbox aesthetic practiced by Tigran Hamasyan, and the application of B C Manjunath's vocal rhythmic vocabulary from South Indian classical music. Overall, the definition and application of a melodic approach is as unique as the instrumentalist who chooses to define or apply it. Currently, there are three reference examples in distinct melodic-vocal fields: i) American drummer Ari Hoenig develops a melodic drumming approach within the jazz repertoire; ii) Armenian pianist Tigran Hamasyan incorporates beatbox sounds in his compositions; and iii) Indian percussionist B C Manjunath, as a performer of vocal percussion in the konakkol style. The methodology that serves as the basis for this study is divided into three stages: collection; interpretation; and application. The first stage includes the collection of bibliographic and audiovisual references related to the main themes of the work, namely Ari Hoenig, Tigran Hamasyan, and B C Manjunath, authors who support the analysis. The second stage integrates the treatment and interpretation of the elements collected through the transcription and construction of a repertoire, also developing specific musical notation models for each approach. The third and final stage consists in the application of this repertoire to the drums, both solo and with a diverse ensemble of instrumentalists. The purpose of this work is to create new performative possibilities for the drums and to enhance different dynamics in the relationship with other instrumentalists.pt_PT
dc.identifier.tid202757889pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18549
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPercussão melódicapt_PT
dc.subjectAri Hoenigpt_PT
dc.subjectBeatboxpt_PT
dc.subjectTigran Hamasyanpt_PT
dc.subjectPercussão vocalpt_PT
dc.subjectB C Manjunathpt_PT
dc.subjectMelodic drummingpt_PT
dc.subjectVocal percussionpt_PT
dc.titleAbordagens melódico-vocais para exploração de novas possibilidades artísticas na bateriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Jazzpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Nuno_Oliveira_MIA_2021.pdf
Size:
6.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: