Repository logo
 
Publication

Às voltas num mar de incertezas, até encontrar a verdadeira paixão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Sara Aboim da
dc.contributor.authorAmorim, Sara Santos
dc.date.accessioned2024-12-13T10:24:19Z
dc.date.available2024-12-13T10:24:19Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Este documento procurou refletir todo o percurso realizado pela mestranda, ao longo da PES, abordando as vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, durante o período de estágio, com a mobilização da sua ação de acordo com os pressupostos teóricos e legais definidos, como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos. A mestranda foi acolhida por duas turmas, uma do 1.º ano do 1.ºCEB e outra do 6.º ano do 2.ºCEB, que proporcionaram momentos únicos e incluíram muitas experiências, desafios e emoções. Cada um resultou não só como uma aprendizagem, mas contribuiu, também para o seu desenvolvimento profissional, mas, acima de tudo, pessoal. Neste sentido, ao longo deste RE, foi pretendido explanar as referidas experiências e aprendizagens concretizadas, de forma a colmatar o seu percurso, através de descrições e reflexões sobre as mesmas. Este documento compreende, ainda, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, onde se procurou averiguar como se pode promover a literacia em Inteligência Artificial (IA), em contexto formal de aprendizagens das Ciências Naturais, no 2.º CEB.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report (RE) is part of the Curricular Unit (UC) Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Education in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Maths and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document seeks to reflect the entire path taken by the master's student throughout the PES, addressing the formal and informal, personal and professional aspects during the internship period, with the mobilisation of her action in accordance with the theoretical and legal assumptions defined, such as scientific, pedagogical and didactic knowledge. The master's student was welcomed by two classes, one from the 1st year of the 1st CEB and the other from the 6th year of the 2nd CEB, which provided unique moments and included many experiences, challenges and emotions. Each one was not only a learning experience, but also contributed to the master's student's professional and, above all, personal development. In this sense, the aim of this RE is to explain these experiences and the learning that has taken place, in order to bridge the gap by describing and reflecting on them. This document also includes an investigative dimension developed during the PES, where the master’s student tried to find out how Artificial Intelligence (AI) literacy can be promoted in a formal context of Natural Sciences learning in the 2nd CEB.pt_PT
dc.identifier.tid203757661
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26826
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectSupervided teaching practicept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectNatural sciencespt_PT
dc.titleÀs voltas num mar de incertezas, até encontrar a verdadeira paixãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Sara Amorim_2024.pdf
Size:
29.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: