Publication
Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criador
dc.contributor.advisor | Marques, José Telmo Rodrigues | |
dc.contributor.advisor | Magalhães, Eduardo Miguel Campos | |
dc.contributor.author | Rocha, João Robim Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T13:49:56Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T13:49:56Z | |
dc.date.issued | 2023-07-21 | |
dc.description.abstract | Este projeto tem como objetivo investigar os desafios envolvidos na composição, produção e mistura de um EP (Extended Play) utilizando áudio espacial com a tecnologia Ambisonics. A pesquisa aborda questões como o complexo encaminhamento de sinal em projetos Ambisonics, a escassez de plugins especializados, a necessidade de garantir a compatibilidade entre diferentes formatos de reprodução e o possível impacto na qualidade tonal. Apesar desses desafios, o estudo demonstra a viabilidade de produzir áudio espacial com Ambisonics e oferece sugestões para trabalhos futuros. Ao compreender e abordar essas questões, profissionais e investigadores de música podem aprimorar as suas habilidades na produção de áudio espacial e contribuir para o avanço das tecnologias nesse âmbito. | pt_PT |
dc.description.abstract | This project aims to investigate the challenges involved in the composition, production, and mixing of an EP (Extended Play) using spatial audio with Ambisonics technology. The research addresses issues such as the complex signal routing in Ambisonics projects, the scarcity of specialized plugins, the need to ensure compatibility across different playback formats, and the potential impact on tonal quality. Despite these challenges, the study demonstrates the feasibility of producing spatial audio with Ambisonics and offers suggestions for future work. By understanding and addressing these issues, music professionals and researchers can enhance their skills in spatial audio production and contribute to the advancement of technologies in this field. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203351827 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/23500 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Áudio espacial | pt_PT |
dc.subject | Ambisonics | pt_PT |
dc.subject | Produção musical | pt_PT |
dc.subject | EP (Extended play) | pt_PT |
dc.subject | Mistura de áudio 3D | pt_PT |
dc.subject | Spatial audio | pt_PT |
dc.subject | Music production | pt_PT |
dc.subject | 3D audio mixing | pt_PT |
dc.title | Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criador | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Som | pt_PT |