Repository logo
 
Publication

A relação pedagógica e o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na educação musical

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVeiga, Sofia
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Beatriz Soares
dc.date.accessioned2024-12-13T15:38:17Z
dc.date.available2024-12-13T15:38:17Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório, foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino em Educação Musical no Ensino Básico. Este trabalho está dividido em três partes referentes á Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Investigação. O primeiro capítulo do relatório reúne as observações realizadas em várias instituições do 2º Ciclo do Ensino Básico e a reflexão sobre as mesmas. Já o segundo capítulo, é relativo à minha experiência no centro de estágio da Prática de Ensino Supervisionada, onde também é feita uma breve contextualização da instituição e a apresentação do meu percurso ao longo de todo o ano letivo. O terceiro e último capítulo diz respeito ao projeto de investigação sobre o tema “A relação pedagógica e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem na Educação Musical”, no qual é recolhida literatura científica sobre a relação pedagógica, o papel do professor e o papel do aluno nesta relação no contexto geral e especificamente na Educação Musical. Neste sentido, foi realizado um Grupo de Discussão Focalizado a partir no qual foram partilhadas e analisadas opiniões sobre o tema em questão. Por fim são apresentados os resultados e discussão sobre os mesmos.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice inserted in the Master's Degree in Teaching in Music Education in Basic Education. This work is divided into three parts referring to the Supervised Teaching Practice and the Research Project. The first chapter of the report brings together the observations made in various institutions of the 2nd Cycle of Basic Education and the reflection on them. The second chapter is related to my experience in the internship center of the Supervised Teaching Practice, where a brief contextualization of the institution and the presentation of my path throughout the academic year is also made. The third and last chapter concerns the research project on the theme "The pedagogical relationship and its impact on the teaching-learning process in Music Education", in which scientific literature is collected on the pedagogical relationship, the role of the teacher and the role of the student in this relationship in the general context and specifically in Music Education. In this sense, a Focused Discussion Group was held from which opinions on the topic in question were shared and analyzed. Finally, the results and discussion about them are presented.pt_PT
dc.identifier.tid203760638
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26847
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectRelaçãopt_PT
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação Musicalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectRelationpt_PT
dc.subjectTeaching-learning processpt_PT
dc.subjectMusical educationpt_PT
dc.titleA relação pedagógica e o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem na educação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Beatriz Almeida_2024.pdf
Size:
817.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: