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O uso de tecnologias musicais nas aulas de música: perspetivas de professores de música das AEC e de Educação Musical do 2º Ciclo

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Abstract(s)

O presente relatório de estágio realiza-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e descreve e analisa aquela que foi a minha experiência com a turma do 6ºD na Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Clara de Resende. No que respeita à sua estrutura, este relatório divide-se em dois capítulos. No primeiro capítulo procede-se a uma reflexão devidamente fundamentada relativa à observação da prática musical que decorreu na Escola Básica de Matosinhos e na Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Clara de Resende. Também neste mesmo capítulo é elaborada uma caraterização da escola na qual ocorreu o estágio, bem como os recursos disponíveis em sala de aula e também se procede a uma caraterização da turma. Por último, no segundo capítulo, é apresentado o projeto de investigação subordinado ao tema do uso de tecnologias musicais nas aulas de Música e de Educação Musical pelos professores de Atividades de Enriquecimento Curricular e de 2º Ciclo. A metodologia utilizada foi o inquérito por questionário, respondido através da plataforma Google Forms, sendo que as perguntas iniciais tratavam de um questionário sociodemográfico de forma a recolher alguns dados que permitissem a caraterização dos participantes. As restantes perguntas eram de resposta fechada e resposta aberta, às quais responderam 59 professores. Os resultados permitiram concluir que a grande maioria dos professores recorrem a tecnologias musicais para lecionar as suas aulas e que consideram que deviam fazê-lo ainda com mais frequência. Nas considerações finais procede-se a uma reflexão final relativa ao culminar de todo o trabalho e percurso académico.
This internship report is carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master's in Teaching Music Education in Basic Education and describes and analyzes my experience with the 6th D class at the Secondary School with 2nd and 3rd cycle Clara de Resende. Regardless of its structure, this report is divided into two chapters. In the first chapter, a properly grounded reflection is carried out on the observation of the musical practice that took place at the Basic School of Matosinhos and at the Secondary School with 2nd and 3rd cycles Clara de Resende. Also in this same chapter, a characterization of the school in which the internship took place is elaborated, as well as the resources in the classroom and a characterization of the class is also carried out. Finally, in the second chapter, the research project on the theme of the use of musical technologies in Music and Music Education classes by Curriculum Enrichment and 2nd Cycle teachers is presented. The methodology used was the Google search survey, and the methodology used was used by the Google platform to respond to all the data that allowed all participants to respond. The remaining questions were closed and open answers, to which 59 teachers responded. The results will allow us to learn that most teachers use musical technologies for reading as their own and that they consider that they deviate even more frequently. In the final considerations, there is a final reflection on the culmination of all the work and academic path.

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Keywords

Prática de ensino supervisionada Educação musical Tecnologias musicais Music education Supervised teaching practice Musical technologies

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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