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O papel das redes sociais no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugal

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, António José Abreu da
dc.contributor.advisorTeixeira, Ana Paula Camarinha
dc.contributor.authorMartins, Luís Miguel Lopes
dc.date.accessioned2023-01-09T09:33:04Z
dc.date.available2023-01-09T09:33:04Z
dc.date.issued2022-11-29
dc.description.abstractO ressurgimento da Fórmula 1 tem sido inegável. Desde 2017, o seu novo foco em alcançar novas plataformas de meios de comunicação para aumentar a sua presença entre novos públicos tornou-se chave para o sucesso do desporto. Neste processo, Portugal também tem mostrado sinais de ressurgimento. Devido à escassez de estudos sobre este tema, a presente dissertação centra-se na abertura de um novo tópico de investigação, procurando compreender o papel das redes sociais no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugal, procurando identificar os pontos cruciais deste crescimento através do conteúdo das redes sociais mais utilizadas pelos adeptos da Fórmula 1. Para tal, foi utilizada uma metodologia de análise qualitativa de conteúdo para analisar Facebook, Instagram, e Twitter, identificados como os mais utilizados pelos fãs de Fórmula 1. A recolha foi feita de publicações realizadas entre 2015 e junho de 2022 através de pesquisas nas próprias redes sociais por meio de palavras-chave ligadas à questão de investigação. Para obtenção de rigor e detalhe, os dados foram explorados utilizando software webQDA, a fim de se compreender de que forma o conteúdo publicado mudou ao longo do tempo, qual foi o impacto da presença nas redes sociais por parte dos canais televisivos detentores dos direitos de transmissão, e por fim o papel das redes sociais para os fãs da Fórmula 1 em Portugal. Os resultados sugerem que as redes sociais desempenharam um papel fundamental no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugal numa dimensão que integrou a nova estratégia da F1 e a estratégia dos canais televisivos detentores dos direitos de transmissão a partir de 2019, ambos reconhecendo as suas ferramentas e potencialidades, utilizando-as para potenciar o desporto, envolvendo os adeptos e espectadores, permitindo assim o crescimento, solidificação e coesão da comunidade em volta do desporto no país.pt_PT
dc.description.abstractFormula One's resurgence has been undeniable. Since 2017, its new focus on reaching out to new media platforms in order to enhance its presence among new audiences has become key to the sport's success. In the process, Portugal has also shown signs of regrowth. Due to the lack of studies on this topic, this dissertation focuses on opening a new research topic, seeking to understand the role of social media in the regrowth of Formula 1 in Portugal, seeking to identify the crucial points of this rise through the content of the social networks most used by Formula 1 fans. For this purpose, a qualitative content analysis methodology was used to analyze Facebook, Instagram, and Twitter, identified as the most used by Formula 1 fans. TThe collection was made of posts made between 2015 and June 2022 by researching the questions through the associated keywords, during that time lapsus. To obtain accuracy and precision, data were explored using webQDA software, in order to understand how the published content changed over time, the impact of TV channels' presence in social networks, and finally the role of social networks for Formula 1 fans in Portugal. The results suggest that social media played a key role in the regrowth of Formula 1 in Portugal in a scope that included F1's new corporate strategy as well as the strategy of the television channels holding the broadcast rights as of 2019, both recognizing its tools and possibilities, using them to boost the sport by engaging fans and spectators, hence making the difference for this specific niche of motorsport in the country.pt_PT
dc.identifier.tid203154169pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21371
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectFórmula 1pt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectSportspt_PT
dc.subjectContent analysispt_PT
dc.titleO papel das redes sociais no ressurgimento da Fórmula 1 em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria em Comunicação Digitalpt_PT

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