Repository logo
 
Publication

A tecnologia ao serviço da educação: Práticas com TIC no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorEscola, Joaquim
dc.contributor.authorPeres, Américo
dc.date.accessioned2015-06-17T15:04:06Z
dc.date.available2015-06-17T15:04:06Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractAs potencialidades das novas tecnologias criaram elevadas expectativas na educação. Efectivamente, o que fazem os professores com as tecnologias em contexto de classe com os seus alunos? Esta comunicação explora o modo como os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico da região Porto de escolas públicas e privadas integraram as TIC (Quadro Interactivo, Software/Sites Didácticos, Blog, Plataforma Moodle) nas suas práticas pedagógicas e faz uma breve reflexão sobre o conceito de boas práticas. Constatamos que os professores têm uma visão diferente de boas práticas: para uns, é suficiente a simples utilização do computador como ferramenta sem alterarem a metodologia; para outros, mudou a concepção de professor ao experimentarem novas práticas que possibilitem a cada aluno momentos de aprendizagem. As boas práticas destacam-se pelos resultados excelentes que apresentam, pela sustentabilidade, democraticidade e transferibilidade a outros contextos.por
dc.description.abstractThe potentialities new technologies provide have created high expectations in education. In fact, what do teachers do with the technologies in their classes? This paper explores the way primary teachers (from 1 to form 4) in the area of Oporto, both in private and public schools, integrate the TIC (interactive whiteboard, didactic software/sites, Blogs, the Moodle Platform) in their pedagogical practices. This paper also elaborates on the concept of good practices. We could see that different teachers have different views about what good practices are: for some, it’s enough the mere use of a computer as a tool without changing the methodology; for others, the idea of what a teacher should be changed, when they began experimenting new practices, which allow each student teaching moments. Good practices emerge from the excellent results they present, from their maintenance, their democratic way and from the possibility of transferring them to other contexts.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6332
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.subjecttecnologias na educaçãopor
dc.subjectboas práticaspor
dc.titleA tecnologia ao serviço da educação: Práticas com TIC no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage726por
oaire.citation.startPage715por
oaire.citation.titleVI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challengespor
person.familyNameFlores
person.familyNameEscola
person.familyNamePeres
person.givenNamePaula
person.givenNameJoaquim
person.givenNameAmérico
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-6676-6928
person.identifier.orcid0000-0002-8694-3354
person.identifier.ridN-8056-2013
person.identifier.scopus-author-id57045700100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublicatione697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0
relation.isAuthorOfPublication2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PaulaFlores_2009.pdf
Size:
339.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: