Repository logo
 
Publication

Modos de escuta, a antropologia da música e o produtor musical independente - Influências da escuta nas decisões éticas e criativas de um produtor musical independente

dc.contributor.advisorAzevedo, Mário Joaquim Silva
dc.contributor.authorMarques, João Miguel Ribeiro Silva
dc.date.accessioned2025-07-29T16:19:04Z
dc.date.available2025-07-29T16:19:04Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.description.abstractNeste contexto digital e globalizado, onde algoritmos e mercados moldam a escuta e a produção musical, a diversidade sonora enfrenta uma crescente homogeneização. Esta dissertação investiga como a escuta crítica pode informar decisões éticas e criativas na prática do produtor musical independente. Partindo da etnomusicologia e atravessando filosofia, antropologia da música e práticas artísticas, propõe-se uma escuta situada: atenta aos contextos culturais, consciente das heranças sonoras e comprometida com a diferença. A Walking Methodology serve como base para uma investigação que integra teoria e prática, som e corpo, tradição e experimentação. Ao longo deste trabalho, defende-se que a escuta não é apenas um gesto sensorial, mas uma ferramenta de pensamento, de resistência estética e de responsabilidade ética. Através da produção de um arquivo sonoro original, esta dissertação propõe um modelo de criação musical que dialoga com o mundo de forma crítica e implicada.por
dc.description.abstractIn a digital and globalised world where algorithms and markets shape the way music is produced and consumed, sonic diversity is increasingly threatened by homogenisation. This dissertation explores how critical listening can guide the ethical and creative decisions of the independent music producer. Grounded in ethnomusicology and drawing from philosophy, music anthropology and artistic practice, it advocates for a situated listening: culturally aware, context-sensitive, and open to difference. Using Walking Methodology, this research combines theory and practice, sound and body, tradition and experimentation. Listening here is not merely a sensory act, but a cognitive and ethical tool. Through the creation of an original sonic archive, this dissertation outlines a model of music production that engages with the world critically and responsibly.eng
dc.identifier.tid203975740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30266
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEscuta crítica
dc.subjectAntropologia da música
dc.subjectProdução musical independente
dc.subjectÉtica sonora
dc.subjectGlobalização digital
dc.subjectCritical listening
dc.subjectAnthropology of music
dc.subjectIndependent music production
dc.subjectSonic ethics
dc.subjectDigital globalisation
dc.titleModos de escuta, a antropologia da música e o produtor musical independente - Influências da escuta nas decisões éticas e criativas de um produtor musical independentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes e Tecnologias do Som

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João_Marques_MATS_2025.pdf
Size:
4.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: