Repository logo
 
Publication

Do jogo para a liberdade: “Liberdade cravada”, o 25 de Abril através de jogos educativos

dc.contributor.advisorOliveira, Lino
dc.contributor.authorHenriques, Viviana da Costa Neto
dc.date.accessioned2025-08-25T15:05:56Z
dc.date.available2025-08-25T15:05:56Z
dc.date.issued2025-07-24
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO projeto Liberdade Cravada consiste no desenvolvimento de um sítio web educativo e interativo dedicado à Revolução do 25 de Abril. Recorrendo a tecnologias web como p5.js e D3.js, o sítio web integra jogos educativos com diferentes mecânicas, jogáveis através do teclado ou por captação de movimentos manuais através da câmara do dispositivo, bem como uma secção de conteúdos visuais e textuais que contextualizam historicamente o Estado Novo, a Revolução e as suas consequências. Os jogos foram desenhados com base em princípios de motivação intrínseca e integração pedagógica, tendo como principal público-alvo os alunos que frequentam o sexto ano de escolaridade, período em que o currículo escolar português introduz os temas da ditadura e da liberdade. Paralelamente, o sítio web inclui também visualizações interativas sobre os resultados eleitorais em Portugal desde 1975, ano das primeiras eleições livres, com o objetivo de estimular nos jovens adultos entre os 18 e os 22 anos o interesse cívico e a compreensão do percurso democrático português ao longo dos últimos cinquenta anos.por
dc.description.abstractThe Liberdade Cravada project is an educational and interactive website focused on the Portuguese Carnation Revolution of April 25. Using web technologies such as p5.js and D3.js, the website integrates educational games with various mechanics, playable either through keyboard or hand tracking using the device's camera, along with a section of visual and textual content that explains the historical, political and social context of the Estado Novo, the Revolution and its aftermath. The games are designed with intrinsic motivation and pedagogical integration in mind, primarily targeting students in their sixth school year, during which the Portuguese curriculum introduces the topics of dictatorship and democratic freedom. Additionally, the website features interactive visualizations of Portuguese election results from 1975 to the present, aiming to foster civic interest and democratic awareness among young adults aged 18 to 22, particularly in the year that marks the fiftieth anniversary of Portugal’s first free elections.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30323
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subject25 de Abril
dc.subjectAprendizagem interativa
dc.subjectEstado Novo
dc.subjectJogos educativos
dc.subjectMotivação intrínseca
dc.subjectApril 25 Revolution
dc.subjectInteractive learning
dc.subjectEducational games
dc.subjectIntrinsic motivation
dc.titleDo jogo para a liberdade: “Liberdade cravada”, o 25 de Abril através de jogos educativospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameMestrado em Media Digitais Interativos

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_VivianaHenriques_2025.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: