Repository logo
 
Publication

Inventar a cantar, grupo de criação coletiva. Um projeto-piloto

dc.contributor.advisorPinho, Nuno Miguel Peixoto de
dc.contributor.authorGomes, Ana Luísa Domingues de Matos
dc.date.accessioned2024-10-09T09:56:38Z
dc.date.available2024-10-09T09:56:38Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP. Porto), foi elaborado o presente relatório de estágio. O relatório inicia com um capítulo dedicado às observações de aulas realizadas no início do ano letivo de 2023-24, que inclui uma reflexão sobre a sua importância para a prática educativa. O segundo capítulo aborda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo, como professora estagiária da área disciplinar de Educação Musical. Deste relatório de estágio faz ainda parte um terceiro capítulo destinado à investigação sobre o tema da criação musical. Neste capítulo faz-se a discussão dos resultados e implicações para a prática educativa, de um projeto-piloto realizado com crianças que frequentavam o 1º e 2º ciclos do ensino básico. Esse projeto, que dá nome a este relatório, realizado entre os meses de fevereiro e junho, explorou formas de “Inventar a cantar” com um grupo de crianças que se dedicou à criação vocal coletiva. Por fim, é feita uma reflexão a partir dos dois contextos apresentados neste relatório – aulas de Educação Musical e sessões do projeto “Inventar a cantar”. Esta reflexão procura interligar as conclusões expostas ao longo dos capítulos, esperando contribuir para a discussão sobre o lugar da criação musical na educação.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report was prepared within the scope of the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada in the master’s degree of Ensino de Educação Musical no Ensino Básico at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-P.Porto). The report begins with a chapter dedicated to the observations made at the beginning of the 2023-24 academic year, including a reflection on their importance for educational practice. The second chapter discusses the educational practice developed throughout the school year as an intern teacher in the subject area of Music Education. This internship report also includes a third chapter focused on research on musical creation. This chapter discusses the practical implications and results of a pilot project conducted with children attending primary education’s first and second cycles. This project, which gives its name to this report, explored, from February to June, ways of “Inventar a cantar” (Inventing through Singing) with this group of children who dedicated themselves to collective vocal creation. Finally, a reflection is made based on the two contexts presented in this report – Music Education classes and sessions of the “Inventar a cantar" project. This reflection seeks to connect the conclusions presented throughout the chapters, aiming to contribute to the discussion on the role of musical creation in education.pt_PT
dc.identifier.tid203705807
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26219
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Musicalpt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectCriação musicalpt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectMusic creationpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.titleInventar a cantar, grupo de criação coletiva. Um projeto-pilotopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Gomes_2024.pdf
Size:
17.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: