Repository logo
 
Publication

O Ensino Artístico Especializado da Música: A problemática da continuidade na gestão de expectativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBessa, Rui Manuel Pereira da Silva
dc.contributor.authorTavares, Helder José Almeida
dc.date.accessioned2024-06-20T09:12:41Z
dc.date.available2024-06-20T09:12:41Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender o aumento do número de desistências dos alunos no Ensino Artístico Especializado. A possibilidade de estudar música gratuitamente, aliada à abertura de novas escolas do ensino artístico e à criação de condições para a colaboração entre as escolas dos ensinos regular e artístico fez exponenciar a procura e generalizou a frequência, dando assim origem a um novo conceito de alunos que procuram o EAE. Os dados utilizados para a elaboração de um plano de ação foram recolhidos em três escolas oficiais nas quais se lecionam os regimes articulado e integrado do EAE, através de inquéritos realizados aos alunos do 5º e 9º anos de escolaridade de ambos os regimes, aos respetivos encarregados de educação e a diretores das escolas do ensino artístico. A análise dos dados atesta a desistência dos alunos ao longo dos ciclos, mas, principalmente, visa recolher dados sobre as expectativas e a realidade, contribuindo para criar uma base para planear o futuro. O plano de ação centra-se na adaptabilidade da organização logística, do currículo e da comunicação. Procura-se contribuir para a definição, fazendo-se, por último, referência às ambiguidades da legislaçãopt_PT
dc.description.abstractThis work aims to understand the increase in the number of student dropouts in Specialized Artistic Education. The possibility of studying music for free, combined with the opening of new artistic education schools and the creation of conditions for collaboration between regular and artistic education schools, increased the demand and generalized the admissions, thus creating a new concept of students seeking Specialized Artistic Education. The data used to draw up an action plan was collected in three official schools where both the articulated and the integrated Specialized Artistic Education regimes are taught, through surveys carried out with students in the 5th and 9th years of schooling in both regimes, their guardians and directors of artistic education schools. The analysis of the data attests to students dropping out throughout the cycles, but mainly seeks to collect data on expectations and reality, contributing to the creation of a basis for planning the future. The action plan is focused on the adaptability of logistical organization, curricula and communication. There is an effort to contribute to the definition and, lastly, reference is made to the ambiguities of the legislationpt_PT
dc.identifier.tid203651103
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25699
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino artísticopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectExpectativaspt_PT
dc.subjectDesistênciaspt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectExpectationspt_PT
dc.subjectDropoutspt_PT
dc.titleO Ensino Artístico Especializado da Música: A problemática da continuidade na gestão de expectativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Administração das Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Helder Tavares_2023.pdf
Size:
20.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: