Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Ensino Artístico Especializado da Música: A problemática da continuidade na gestão de expectativas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Helder Tavares_2023.pdf20.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objetivo compreender o aumento do número de desistências dos alunos no Ensino Artístico Especializado. A possibilidade de estudar música gratuitamente, aliada à abertura de novas escolas do ensino artístico e à criação de condições para a colaboração entre as escolas dos ensinos regular e artístico fez exponenciar a procura e generalizou a frequência, dando assim origem a um novo conceito de alunos que procuram o EAE. Os dados utilizados para a elaboração de um plano de ação foram recolhidos em três escolas oficiais nas quais se lecionam os regimes articulado e integrado do EAE, através de inquéritos realizados aos alunos do 5º e 9º anos de escolaridade de ambos os regimes, aos respetivos encarregados de educação e a diretores das escolas do ensino artístico. A análise dos dados atesta a desistência dos alunos ao longo dos ciclos, mas, principalmente, visa recolher dados sobre as expectativas e a realidade, contribuindo para criar uma base para planear o futuro. O plano de ação centra-se na adaptabilidade da organização logística, do currículo e da comunicação. Procura-se contribuir para a definição, fazendo-se, por último, referência às ambiguidades da legislação
This work aims to understand the increase in the number of student dropouts in Specialized Artistic Education. The possibility of studying music for free, combined with the opening of new artistic education schools and the creation of conditions for collaboration between regular and artistic education schools, increased the demand and generalized the admissions, thus creating a new concept of students seeking Specialized Artistic Education. The data used to draw up an action plan was collected in three official schools where both the articulated and the integrated Specialized Artistic Education regimes are taught, through surveys carried out with students in the 5th and 9th years of schooling in both regimes, their guardians and directors of artistic education schools. The analysis of the data attests to students dropping out throughout the cycles, but mainly seeks to collect data on expectations and reality, contributing to the creation of a basis for planning the future. The action plan is focused on the adaptability of logistical organization, curricula and communication. There is an effort to contribute to the definition and, lastly, reference is made to the ambiguities of the legislation

Description

Keywords

Ensino artístico Música Ensino básico Expectativas Desistências Artistic education Music Basic education Expectations Dropouts

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License