Publication
Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Alves, Luis Alberto | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:02:16Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:02:16Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A partir de uma análise comparativa entre o Decreto-Lei n.º 43/2007 e o Decreto-Lei n.º 79/2014, pretendemos explicitar as mais recentes políticas educativo-curriculares portuguesas no que concerne à formação inicial de professores de História/Estudo do Meio. Num presente de constantes incertezas, de profissionais em falta nas escolas, de desarticulações entre as exigências dos contextos e a formação inicial proporcionada, afigurou-se como pertinente pensar sobre as circunstâncias prévias ao exercício da profissão docente. A leitura dos documentos normativos que, após o Processo de Bolonha (1999), enquadraram juridicamente os cursos de formação inicial de professores permitiu-nos um estudo qualitativo focado nas opções curriculares subjacentes às matrizes dos mesmos, nas concepções de docência perfilhadas, no discurso ali considerado e seus (eventuais) sentidos. Como resultados preliminares, percebemos uma tendência de valorização das dimensões mais técnicas da profissão em detrimento dos domínios mais abrangentes da reflexão pedagógica. Além disso, notamos a necessidade de contrariar uma formação inicial ‘menos rigorosa’, porquanto tal pode significar certa desvalorização da função docente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., Moreira, A. I., & Alves, L. A. (2022). Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal. Jornal de Políticas Educacionais, 16, 1-26. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87808 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.5380/jpe.v16i0.87808 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21550 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | História/Estudo do Meio | pt_PT |
dc.title | Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal de Políticas Educacionais | pt_PT |
oaire.citation.volume | 16 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Moreira | |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Luis | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.ciencia-id | 6317-2AB6-21F3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7242-9880 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55904421400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 63aad205-331a-493e-a0da-367fd427ded0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 |