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Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorAlves, Luis Alberto
dc.date.accessioned2023-01-16T15:02:16Z
dc.date.available2023-01-16T15:02:16Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA partir de uma análise comparativa entre o Decreto-Lei n.º 43/2007 e o Decreto-Lei n.º 79/2014, pretendemos explicitar as mais recentes políticas educativo-curriculares portuguesas no que concerne à formação inicial de professores de História/Estudo do Meio. Num presente de constantes incertezas, de profissionais em falta nas escolas, de desarticulações entre as exigências dos contextos e a formação inicial proporcionada, afigurou-se como pertinente pensar sobre as circunstâncias prévias ao exercício da profissão docente. A leitura dos documentos normativos que, após o Processo de Bolonha (1999), enquadraram juridicamente os cursos de formação inicial de professores permitiu-nos um estudo qualitativo focado nas opções curriculares subjacentes às matrizes dos mesmos, nas concepções de docência perfilhadas, no discurso ali considerado e seus (eventuais) sentidos. Como resultados preliminares, percebemos uma tendência de valorização das dimensões mais técnicas da profissão em detrimento dos domínios mais abrangentes da reflexão pedagógica. Além disso, notamos a necessidade de contrariar uma formação inicial ‘menos rigorosa’, porquanto tal pode significar certa desvalorização da função docente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., Moreira, A. I., & Alves, L. A. (2022). Políticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugal. Jornal de Políticas Educacionais, 16, 1-26. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87808pt_PT
dc.identifier.doi10.5380/jpe.v16i0.87808pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21550
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPolíticas educativaspt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectHistória/Estudo do Meiopt_PT
dc.titlePolíticas educativo-curriculares na formação inicial de professores: o caso do ensino da História em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleJornal de Políticas Educacionaispt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.familyNameAlves
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameLuis
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id6317-2AB6-21F3
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-7242-9880
person.identifier.scopus-author-id55904421400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
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