Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedrosopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Carlos Jorge de Sá Pintopt_PT
dc.contributor.authorAlves, Tânia Vanessa Pereira
dc.date.accessioned2016-11-08T15:03:14Z
dc.date.available2016-11-08T15:03:14Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractThe following report is related to the Masters Degree in Preschool Education and its goals were to describe, analyze and reflect on all of the work developed by the student, either in day care or kindergarten. All the educational process, which envolved observation, planing, action, evaluation and reflection, as well as classes (theoretical and pratical), contributed to the evolution of the student's knowledge and development of skills which are essential to teaching. The pedagogical models regarded as are an essential instrument in the connection between theory and practice, and thus, allowing the student to sustain her action. In everyone one of them, the children are given an active role on their own development, although, it is up to the educator, by focusing on a social constructivist view, to provide challenges and to stimulate their curiosity to learn. It is also noteworthy, that the student's course was based on investigation and action, by assuming a critical and reflexive stance about the educational process.pt_PT
dc.identifier.tid201460734
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8639
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectChildhood educatorpt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_TÂnia Alves_2014.pdf
Size:
614.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: