Publication
Relatório de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto | pt_PT |
dc.contributor.author | Alves, Tânia Vanessa Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T15:03:14Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T15:03:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo. | pt_PT |
dc.description.abstract | The following report is related to the Masters Degree in Preschool Education and its goals were to describe, analyze and reflect on all of the work developed by the student, either in day care or kindergarten. All the educational process, which envolved observation, planing, action, evaluation and reflection, as well as classes (theoretical and pratical), contributed to the evolution of the student's knowledge and development of skills which are essential to teaching. The pedagogical models regarded as are an essential instrument in the connection between theory and practice, and thus, allowing the student to sustain her action. In everyone one of them, the children are given an active role on their own development, although, it is up to the educator, by focusing on a social constructivist view, to provide challenges and to stimulate their curiosity to learn. It is also noteworthy, that the student's course was based on investigation and action, by assuming a critical and reflexive stance about the educational process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201460734 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8639 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | Educador de infância | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Childhood educator | pt_PT |
dc.subject | Knowledge | pt_PT |
dc.subject | Research-action | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | PORTO | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |