Repository logo
 
Publication

Metáforas Educativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Miguel Pinto da
dc.contributor.authorMartins, Francisco Duarte
dc.date.accessioned2024-12-11T12:49:42Z
dc.date.available2024-12-11T12:49:42Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, especificamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Este documento tem como objetivo apresentar a experiência do mestrando, abordando as suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do período de estágio, sustentando a sua prática em referenciais teóricos e legais que orientam a sua ação e apropriando-se, de forma paralela, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência na PES envolveu a participação em duas turmas, uma do 1º CEB e outra do 2º CEB, sendo que este documento oferece uma descrição detalhada dos contextos educativos e reflexões fundamentadas sobre a intervenção do mestrando nesses cenários. As experiências de colaboração com os contextos educativos, descritas e refletidas ao longo do documento, evidenciam o percurso evolutivo do mestrando, apoiado na construção de conhecimentos derivados da prática. Assim, clarifica-se o desenvolvimento profissional do mestrando e a formação da sua identidade docente, num processo de construção e desconstrução de conceitos, com o objetivo de promover uma educação de qualidade, atual e capaz de responder aos desafios da mudança e inovação. Este documento inclui também uma vertente investigativa desenvolvida durante a PES, centrada na utilização de materiais manipuláveis, como o Material Multibásico (MAB) e objetos do quotidiano, como facilitadores da compreensão do conceito de volume. Em síntese, este RE constitui-se como um guião que assinala a última etapa da formação inicial do mestrando, preparando-o para o mundo profissional.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThe present lnternship Report (IR) is part of the study cycle leading to the attainment of a master's degree, specifically within the 2ⁿᵈ year of the Master's program in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CEB, under the Supervised Teaching Practice (STP) curricular unit. This document aims to present the master's student's experience, encompassing both formal and informal, personal and professional aspects throughout the internship period, grounding their practice in theoretical and legal frameworks that guide their actions while simultaneously enhancing their scientific, pedagogical, and didactic literacy. The STP experience involved participation in two classes, one from the1st CEB and another from the 2ⁿᵈ CEB, with this report offering a detailed description of the educational contexts and reflective analyses of the student's interventions in these settings. The collaborative experiences with educational environments, described and examined throughout the document, highlights the master's student's developmental trajectory, supported by the construction of knowledge derived from practical engagement. This clarifies the professional growth of the students and the formation of their teaching identity, in arder to construct and deconstruct concepts, aiming to promote a high-quality, contemporary education capable of addressing the challenges of change and innovation. This report also includes an investigative component developed during the STP, focused on the use of manipulable materiais, such as the Multibase Arithmetic Blocks (MAB) and everyday objects, as facilitators for understanding the concept of volume. ln summary, this IR serves as a guide marking the final stage of the master's student's initial training, preparing them for the professional realm.pt_PT
dc.identifier.tid203754336
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26746
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResearch;pt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.titleMetáforas Educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Francisco Martins_2024.pdf
Size:
26.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: