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Inclusão nos contextos de trabalho: experiências e apoios chave para a implementação da medida de acompanhamento pós-colocação

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Abstract(s)

O objetivo do estudo é o de explorar o ambiente e apoios facilitadores para a inclusão de pessoas abrangidas pela medida de acompanhamento pós-colocação no contexto de trabalho. Focando-nos no grupo de pessoas com perturbações mentais severas, procuramos (i) compreender a perceção dos próprios sobre barreiras e facilitadores no contexto laboral; e (ii) identificar medidas, suportes e abordagens consideradas boas práticas na implementação da medida acompanhamento pós-colocação segundo a perspetiva dos técnicos de apoio. Pretende-se, deste modo, fazer um retrato sobre o contexto de trabalho no modo como é sentido e vivenciado pelos próprios e sobre o modus operandi dos técnicos de acompanhamento, tendo em vista informar e reforçar o futuro desenvolvimento de estratégias e medidas de apoio no terreno. Para o efeito, desenvolveu-se uma pesquisa por inquérito junto de 107 indivíduos apoiados pela medida de acompanhamento pós-colocação, que partilhavam diagnósticos enquadráveis no domínio da perturbação mental severa. A par, realizaram entrevistas a 7 técnicos envolvidos na implementação da medida acompanhamento pós-colocação junto dessa mesma população. Os resultados sugerem que, de maneira geral, os respondentes percecionam o ambiente de trabalho de forma positiva, destacando as oportunidades para demonstrar competências e a eficácia do sistema de apoio e acolhimento nas empresas na promoção da integração dos trabalhadores. Sentirem-se encorajados a tentar/experimentar, ter alguém que os acompanhe no período inicial de integração e ser escutado são dimensões de apoio muito valorizadas pelos próprios. Precisamente a escuta e também a resolução de conflitos nos relacionamentos dentro e fora do trabalho são missivas que parecem definir a atuação dos técnicos de acompanhamento pós colocação, a par do apoio a procedimentos burocráticos e à adaptação e treino de tarefas bem como a intervenção sobre os colegas e empregadores na compreensão das necessidades dos sujeitos apoiados.
The objective of the study is to explore the environment and facilitating support for the inclusion of people covered by the post-placement monitoring measure in the work context. Focusing on the group of people with severe mental disorders, we seek to (i) understand their perception of barriers and facilitators in the work context; and (ii) identify measures, supports and approaches considered good practices in implementing the post-placement monitoring measure from the perspective of support technicians. The aim, in this way, is to paint a picture of the work context as it is felt and experienced by themselves and the modus operandi of monitoring technicians, with a view to informing and reinforcing the future development of strategies and support measures in the ground. To this end, a survey was carried out among 107 individuals supported by the post-placement follow-up measure, who shared diagnoses within the domain of severe mental disorder. Additionally, they conducted interviews with 7 technicians involved in implementing the post-placement monitoring measure with this same population. The results suggest that, in general, respondents perceive the work environment positively, highlighting the opportunities to demonstrate skills and the effectiveness of the support and reception system in companies in promoting worker integration. Feeling encouraged to try/experiment, having someone to accompany them in the initial period of integration and being listened to are dimensions of support that are highly valued by them. Precisely listening and also resolving conflicts in relationships inside and outside work are messages that seem to define the role of post-placement monitoring technicians, along with support for bureaucratic procedures and the adaptation and training of tasks as well as intervention on issues. colleagues and employers in understanding the needs of those supported.

Description

Keywords

Emprego apoiado Pessoas com perturbação mental grave Inclusão social Acompanhamento pós-colocação Supported employment People with serious mental disorders Social inclusion Post-placement follow-up

Pedagogical Context

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Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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