Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorAmado, Catarina da Silva
dc.date.accessioned2017-09-20T12:04:47Z
dc.date.available2017-09-20T12:04:47Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractPor promover a formação docente através da construção e reconstrução de posturas, valores, conhecimentos e competências, o relatório de estágio apresentado é um documento determinante para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária que, com o mesmo, se habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Destacam-se, assim, referenciais legais e teóricos que se mobilizam para a Prática Educativa Supervisionada e se cruzam com as características e particularidades observadas das crianças que incluíram a docente estagiária. Desta forma, promoveu-se uma ação que potenciou o desenvolvimento pleno e significativo das crianças, tendo em conta paradigmas assentes numa perspetiva socio construtivista da educação e o conhecimento construído acerca do grupo. Deste modo, este processo de formação profissional sustentou-se na metodologia de investigação-ação, evidenciando-se o papel determinante da observação, planificação, ação, avaliação e reflexão na criação de práticas fundamentadas e inovadoras, que vão ao encontro do papel de educadores e professores como agentes reflexivos de mudança e transformação, numa visão colaborativa de formação docente.pt_PT
dc.description.abstractAs it promotes teachers’ training through construction and reconstruction of postures, values, knowledge and abilities, the presented internship report is an important document for personal and professional development of the teachers’ trainee, as it qualifies her for teaching Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Theoretical and legal fundamentals are highlighted as they are mobilized for Supervised Educational Practice and are related with the observed children’s personal characteristics during the internship. Therefore, a practice which maximized the full and meaningful development of the children was promoted, taking into account models that stand in a social and constructivist perspective of education as well as the acquired knowledge of the group. Thus, this professional training process was supported by the investigation-action methodology in which observation, planning, action, evaluation and reflection are crucial to create substantiated and innovating practices that reinforce the role of educators and teachers as reflecting agents of change and transformation which translates into a collaborative vision of teachers’ training.pt_PT
dc.identifier.tid201735652
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10295
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectSocial-constructivismpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatarinaAmado_2017.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: