Repository logo
 
Publication

Implementação de um departamento de cobranças estudo de caso do Hospital Santa Maria do Porto

dc.contributor.advisorDias, Alcina Augusta de Sena Portugal
dc.contributor.authorSoares, Bibiana Patrícia Ferreira
dc.date.accessioned2015-01-16T14:46:11Z
dc.date.available2015-01-16T14:46:11Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Auditoria, sob orientação de Doutora Alcina Diaspor
dc.descriptionNota: 17 valorespor
dc.description.abstractUm processo de boa cobrança, na crise económica atual, tem cada vez mais relevância para as organizações. Abarcar um elevado controlo no processo de Cobranças, acrescenta valor à entidade e diminui o domínio dos créditos das contas em aberto. O objetivo do projeto é implementar um departamento de cobranças, numa entidade de prestação de cuidados de saúde, o Hospital Santa Maria do Porto, de forma a proporcionar uma estrutura sólida e funcional na área de cobranças. Através da revisão da literatura procura-se transparecer a importância dessa área, a sua envolvente, os problemas que poderá causar e onde poderá contribuir. Pretende-se elaborar uma análise de dados e fomentar questões que descubram estratégias e ferramentas úteis a um departamento de cobranças. Para alcançar os resultados desejados recorre-se ao estudo e prática das metodologias qualitativa e quantitativa. Traçado o objetivo de tentar colaborar para a melhoria de controlo do sistema de cobranças, avaliando os riscos associados, é nesta área complexa das cobranças que se vai exigir entrega, dedicação e prática corrente. É motivador elaborar um projeto no Hospital Santa Maria do Porto que vai contribuir para mitigar os riscos, melhorar o controlo de créditos, melhorar o setor das cobranças e reportar dados novos e relevantes para a Administração.por
dc.description.abstractIn the current crisis, the process of receivables recovery is increasingly important in organizations. A receivable control of the whole process adds value to the organization, helping to better manage the process of open credit accounts. The project consists in creating a receivable recovery department in a Health Care unit- Hospital Santa Maria in Porto, in order to implement a solid structure that ensures credit control. The literature review aims to disclose the importance of this area, its surroundings, the problems it may cause, and where it can contribute. The goal of this project is to prepare an analysis in order to detect useful strategies and tools in a billing department. The empirical case to be achieved is based on a qualitative and quantitative methodology. The goal of assuring a better credit control system by evaluating the associated risks will require effort, dedication and practice. This project in Hospital Santa Maria in Porto contributes to mitigate risks, improve credit control and report relevant data to management.en
dc.identifier.tid201634821
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/5427
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.subjectControlopor
dc.subjectRiscopor
dc.subjectCobrançapor
dc.subjectCréditopor
dc.subjectRecoveryen
dc.subjectCrediten
dc.subjectControlen
dc.subjectRisken
dc.titleImplementação de um departamento de cobranças estudo de caso do Hospital Santa Maria do Portopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_BibianaSoares_2014_Projeto.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: