Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Melanie Cardoso da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSilva, Helena Lopes da
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorSilva, Mélanie Cardoso da
dc.date.accessioned2023-11-16T09:06:30Z
dc.date.available2023-11-16T09:06:30Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2323
dc.description.abstractO presente relatório descreve o processo de formação desenvolvido na Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), sendo este um dos principais requisitos para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB), conforme DL nº 79 de 2014. Apresenta construtos teóricos e normativos legais mobilizados na Prática Educativas Supervisionada (PES) nas duas valências do mestrado. Metodologicamente apresenta a Investigação-Ação, a qual potenciou momentos de observação, planificação, reflexão, ação e avaliação. Este processo cíclico fomentou o profissional reflexivo e investigativo favorecendo o melhoramento das práticas educativas e a transformação da profissionalidade docente. A ação inspirou-se num paradigma construtivo e decorreu num ambiente de co-construção que valorizou o par de formação, os cooperantes institucionais e supervisores e restante comunidade educativa. Pautou-se por um dever ético exigente que valorizou o aluno no processo de aprendizagem. Descreve, ainda, de forma fundamentada a natureza evolutiva do conhecimento profissional relevando o saber, o saber-fazer e ser. Nesta perspetiva valoriza-se o processo de co-construção do conhecimento profissional, enriquecido no trabalho colaborativo em díade de formação, com o professor cooperante e supervisor institucional, além da comunidade escolar. Neste sentido, todo o percurso representado ao longo do relatório fomentou o desenvolvimento de capacidades que permitiram a realização de práticas inclusivas e significativas e o crescimento profissional e pessoal, caracterizado pela construção de novos saberes, com o intuito de responder aos interesses e necessidades de todas as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThe present report describes the training process carried out in the Curricular Unit of Supervised Educational Practice (SEP), which is one of the main requirements for obtaining a master's degree in Pre-School Education (PSE) and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (1st CBE), according to DL nº 79/2014. It presents theoretical constructs and legal norms mobilized in the Supervised Educational Practice (SEP) in both fields of the master's degree. Methodologically, it presents the Research-Action, which provided moments of observation, planning, reflection, action, and evaluation. This cyclical process fostered reflective and investigative professionals, promoting the improvement of educational practices and the transformation of teaching professionalism. The action was inspired by a constructive paradigm and took place in a co-construction environment that valued the training pair, institutional partners, supervisors, and the wider educational community. It was guided by demanding ethical duty that valued the student in the learning process. Furthermore, this report also describes in a justified manner the evolving nature of professional knowledge, highlighting knowing, doing, and being. In this perspective, the process of co-constructing professional knowledge is valued, enriched through collaborative work in the training dyad with the cooperating teacher and institutional supervisor, as well as the school community. In this sense, the entire journey represented throughout the report fostered the development of abilities that enabled inclusive and meaningful practices, as well as professional and personal growth characterized by the construction of new knowledge to meet the interests and needs of all children.pt_PT
dc.identifier.tid203394534
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23920
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMetodologia investigação-açãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Melanie Cardoso da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Melanie Silva_2023.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: