Publication
Satisfação da família com os serviços de Educação Especial
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Manuela Sanches | |
dc.contributor.author | Coelho, Maria de Jesusa Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T14:15:41Z | |
dc.date.available | 2025-02-20T14:15:41Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.description.abstract | O Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho defende uma escola inclusiva e revoga o anterior Decreto-Lei nº 3/2008 que regulamentava a Educação Especial em Portugal. Em prol de uma escola verdadeiramente inclusiva, surge um quadro legal alinhado com uma visão holística e com uma abordagem contínua e integrada do percurso escolar. Com esta legislação, reforça-se o estatuto dos pais e encarregados de educação, estabelecendo um conjunto de direitos e deveres conducentes ao seu envolvimento em todo o processo educativo dos seus educandos. Os pais ou encarregados de educação têm o direito e o dever de participar e cooperar ativamente em tudo o que se relaciona com a educação do seu educando, bem como aceder a toda a informação constante no processo individual do aluno, designadamente no que diz respeito às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (artigo 4º do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho). As famílias são inquiridas para avaliar a eficácia dos serviços prestados aos seus educandos. Sendo a Educação Especial entendida como um conjunto de serviços, avaliamos, através de uma versão adaptada da tradução do “ Parental Satisfaction With Special Education Services in the United States Virgin Islands”, o grau de satisfação das famílias de alunos com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o seu envolvimento. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o nível de satisfação da família com as diferentes áreas apoiadas pelos Serviços de Educação Especial, essenciais ao desenvolvimento do aluno se situa no nível 3 “satisfeito”. Permite-nos, ainda, aferir que as famílias ainda não estão plenamente satisfeitas com os serviços de Educação Especial. Para que o grau de satisfação aumente é fundamental considerar as suas expectativas e principais necessidades, perceber o seu envolvimento como um facilitador em todo o processo educativo dos alunos. | por |
dc.description.abstract | The decree law number 54/2018 of July 6 defends an inclusive school and repeals the previous one decree law number 3/2008 which regulated special education in Portugal. Towards a truly inclusive school a legal framework aligned with a holistic vision and with a continuous and integrated approach in the school path. With this legislation, the status of parents and guardians is reinforced, establishing a set of rights and duties leading to their involvement in the entire educational process of their students. Parents or guardians have the right and duty to participate and actively cooperate in everything related to their student's education, as well as access all the information contained in the student's individual file, namely with regard to the measures to support learning and inclusion (Article 4 of Decree-Law No. 54/2018 of 6 July). Families are surveyed to assess the effectiveness of services provided to their students. As Special Education is understood as a set of services, we evaluated, through an adapted version of the translation of “Parental Satisfaction With Special Education Services in the United States Virgin Islands”, the degree of satisfaction of families of students in need of mobilizing measures to support learning and inclusion and their involvement. The results obtained allow us to conclude that the family's level of satisfaction with the different areas supported by the Special Education Services, essential for the student's development, is situated at level 3 “satisfied”. It also allows us to assess that families are still not fully satisfied with Special Education services. In order for the degree of satisfaction to increase, it is essential to consider their expectations and main needs, to perceive their involvement as a facilitator in the entire educational process of the students. | eng |
dc.identifier.tid | 203898290 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29619 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Educação especial | |
dc.subject | Educação inclusiva | |
dc.subject | Legislação | |
dc.subject | Família | |
dc.subject | Satisfação | |
dc.subject | Envolvimento | |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Involvement | eng |
dc.title | Satisfação da família com os serviços de Educação Especial | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição |