Repository logo
 
Publication

O Coaching como ferramenta no ensino superior: o estudante como ator principal

dc.contributor.authorFaria, Paula Cristina
dc.contributor.authorPinto, Marta
dc.date.accessioned2024-04-29T08:25:01Z
dc.date.available2024-04-29T08:25:01Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractO sucesso académico do estudante está cada vez mais ancorado à demonstração da aquisição de competências e à capacidade da sua utilização na resolução de problemas. O estudante deve assumir um papel ativo na sua aprendizagem saindo de mero recetor de conteúdos, para a busca ativa e efetiva de conhecimentos relevantes para os desafios encontrados. No curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, na unidade curricular de Educação Clínica II, temos vindo a implementar o modelo de Orientação Tutorial, como metodologia ativa para a aprendizagem, onde se pretende que o estudante analise criticamente as suas competências enquanto são implementadas ferramentas que potenciam o seu crescimento individual. O objetivo foi verificar o impacto da utilização de ferramentas de Coaching com os estudantes, numa abordagem qualitativa que enfatisa a perceção dos estudantes sobre as suas competências instrumentais, sistémicas, interpessoais e intrapessoais. Utilizou-se para análise documental as suas reflexões individuais, realizadas em dois momentos distintos. No segundo momento verificou-se um aumento de referenciação mais significativo das competências instrumentais e intrapessoais. Considera-se relevante continuar a investigar a perceção dos estudantes relativamente ao desenvolvimento das suas competências.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFaria, P. C., & Pinto, M. J. (2021). O Coaching como ferramenta no ensino superior: O estudante como ator principal . Livro de Atas – 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 181–187.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-768-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25418
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editora – Universidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2021/files/2022/06/Livro-de-Atas_CNaPPES21-1.pdfpt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectFerramentas de coachingpt_PT
dc.subjectCompetências do terapeuta da falapt_PT
dc.titleO Coaching como ferramenta no ensino superior: o estudante como ator principalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage187pt_PT
oaire.citation.startPage181pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES21 Livro de Atas – 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNamede Sousa Pinto
person.givenNameMarta Joana
person.identifier.ciencia-idF81C-6528-7BA2
person.identifier.orcid0000-0003-3900-0481
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryac9ba781-03c7-4f11-9e64-de32a6b81149

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Paula Faria.pdf
Size:
242.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: