Repository logo
 
Publication

A abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básico

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica: Humanidades: Línguas e Literaturaspt_PT
datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorSimões, Nuno Miguel Valente
dc.date.accessioned2016-03-08T10:53:52Z
dc.date.available2016-03-08T10:53:52Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNuma era global marcada por avanços tecnológicos e pela diversidade cultural e linguística, é necessária uma nova linha de pensamento educativo e didático que conduza à formação de falantes cada vez mais pluriculturais e plurilingues, capazes de compreender, respeitar e interagir com outros povos e culturas. O desenvolvimento de competências comunicativas em, pelo menos, dois idiomas do espaço europeu é uma das medidas promovidas pelas politicas linguísticas europeias, que visam preparar os cidadãos para um diálogo intercultural, que fomente o respeito e a abertura face a essas diferenças, e pela construção de uma identidade intercultural e plurilingue nos próprios cidadãos exercendo, assim, a sua cidadania. Este paradigma tem implicações quer na aula de Língua Estrangeira, como ferramenta que permite ao aluno a ampliar a sua visão do mundo, quer no papel do professor, que nela intervém, enquanto, responsável pela construção social e formativa dos seus aprendentes. Estrutura-se, assim, um modelo educativo que abraça todas as culturas e reportórios linguísticos presentes dentro e fora do âmbito escolar. Neste relatório de estágio, resultante da prática pedagógica centrada no ensino do Inglês e do Espanhol, teci uma reflexão crítica sobre os diferentes cenários pedagógicos construídos durante três semestres académicos, com alunos portugueses do Ensino Básico. O fio condutor de toda a prática desenvolvida centrou-se no paradigma da abordagem intercultural e, com base nessa linha de pensamento, propus-me aferir os contributos que as minhas opções metodológicas tiveram quer no processo de aprendizagem dos meus alunos, quer na sua construção pessoal e social.pt_PT
dc.description.abstractIn this current era of globalization marked by the technological developments and the cultural and linguistic diversity, a new educational and didactical way of thinking able to shape capable pluricultural and plurilingual speakers is needed, so that these know how to show understanding and respect towards other people’s cultures and ability to interact with them. The development of communicative competences in, at least, two European official languages is one of measures promoted by the European linguistic policies. These aim at preparing citizens for an intercultural dialogue able to strengthen respect and openness in regards to cultural differences and to the building of an intercultural and plurilingual identity allowing its citizens to demonstrate their citizenship. This has had implications within the context of the Foreign Language class, which allows students to expand their vision of the world, as well as in the intervening teacher’s role in the social and formative building of the learners. Thus, a new education model that embraces all languages and cultures within and outside of the school context can be set. This teacher training report about all the educational practices set on the teaching of English and Spanish, provides a critical reflection on the pedagogical scenarios built around those practices carried out for Portuguese students of Elementary level. The main thread, which connects the whole teaching practice, is centered on the ideology of an intercultural approach to language teaching and, based on it, I tried to access how much my methodological choices contributed to the learning process of my students as well as their personal and social formation.pt_PT
dc.identifier.tid201073412
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7809
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectinterculturalidadept_PT
dc.subjectplurilinguismopt_PT
dc.subjectcompetências interculturais e plurilinguespt_PT
dc.subjectabordagem intercultural no ensino de línguaspt_PT
dc.subjectinterculturalityen
dc.subjectplurilinguismen
dc.subjectintercultural and plurilingual competencesen
dc.subjectintercultural approach to language teachingen
dc.titleA abordagem intercultural e plurilingue no ensino de línguas estrangeiras no ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
REGVID_NunoSimões_2015.wmv
Size:
16.96 MB
Format:
Unknown data format
No Thumbnail Available
Name:
DM_NunoSimões_2015.pdf
Size:
46.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: