Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorSantos, Ana Catarina Alves dos
dc.date.accessioned2018-09-24T13:58:59Z
dc.date.available2018-09-24T13:58:59Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e foi desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete criticamente, analisa e descreve as práticas desenvolvidas. A PES nos dois contextos educativos permitiu uma construção de um perfil duplo, através do desenvolvimento de características pessoais e profissionais que possibilitaram a prática a ser desenvolvida. Este perfil de docência duplo permite ainda a transição entre níveis educativos na medida em que conhece as especificidades de cada um. No contexto de estágio procurou-se desenvolver páticas que promovessem aprendizagens significativas para a criança, apoiadas na metodologia de investigação-ação que permitiu, observar os grupos de crianças, planificar e refletir sobre as ações desenvolvidas. O trabalho colaborativo entre os intervenientes educativos foi uma mais-valia no processo formativo. Deste modo tendo em consideração as características, interesses e necessidades das crianças, procurou-se desenvolver em ambos os contextos uma prática sustentada no paradigma socioconstrutivista, dando à criança o papel de construtora do seu próprio conhecimento e ao docente o papel de mediador.pt_PT
dc.description.abstractThe present report appears in the context of the supervised educational practice curricular unit an it was developed in the contexts of pre school and primary education. It reflects critically, analyses and describes the methods used. The supervised educational practice in both contexts, pre school and primary, allowed the building of a double profile through the development of personal and professional characteristics that enabled the methods to be developed. This double teaching profile also allows the transition between educational levels through the recognition of each and every one’s specificities. Considering the internship it was aimed to develop methods that promoted significant learning to the child, based on the action-investigation methodology which allowed to observe groups of children, plan and reflect about the developed actions. The cooperative work between the educational participants was an extra value to the formative process. This way, considering the characteristics, interests and children’s needs, we tried to develop in both contexts, a teaching method supported on the social construtivist paradigm, giving the child the role to build its own knowledge and the teacher the role of a mediator.pt_PT
dc.identifier.tid202029956
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11996
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.subjectSignificant learningpt_PT
dc.subjectAction investigation methodologypt_PT
dc.subjectSocial Construtivistpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaSantos_2018.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: