Publication
Relatório de Estágio de Beatriz Pinto Ferreira
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
| dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2024-09-05T11:40:42Z | |
| dc.date.available | 2024-09-05T11:40:42Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, realizada no processo de formação da mestranda em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que visa a obtenção da profissionalização de docente com perfil duplo. Nesta linha de pensamento, este documento visa a reflexão e descrição do percurso de formação inicial em ambas as valências mencionadas, espelhando o percurso formativo sustentado pela Metodologia de Investigação-Ação, assente nos princípios de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta metodologia perspetiva a melhoria da prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva e equitativa, contribuindo também para a construção de uma identidade profissional. A ação desenvolvida pela mestranda baseou-se num paradigma socioconstrutivista, garantindo que a criança se desenvolve de forma holística e detém de um papel ativo na construção de conhecimentos e no processo de aprendizagem. Já o adulto assume um papel de mediador ativo no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças, oferecendo respostas aos seus interesses e necessidades. Deste modo, mobilizaram-se conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, bem como pressupostos teóricos, didático-pedagógicos e legais para sustentar a prática e promover atividades significativas, contextualizadas e flexíveis, tendo em vista a construção de novos saberes. Do trabalho colaborativo e cooperativo desenvolvido entre o par pedagógico, a educadora e professora cooperante, as crianças e as supervisoras institucionais, resultaram dois projetos de intervenção, um em cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This internship report arises within the scope of Supervised Educational Practice, carried out in the process of training the master's student in the context of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, which aims to obtain professionalization as a teacher with a dual profile. In this line of thought, this document aims to reflect and describe the initial training path in both areas mentioned, mirroring the training path supported by the Action Research Methodology, based on the principles of observation, planning, action, reflection and evaluation. This methodology aims to improve pedagogical practice, making it more inclusive and equitable, also contributing to the construction of a professional identity. The action developed by the master's student was based on a socio-constructivist paradigm, ensuring that the child develops holistically and plays an active role in the construction of knowledge and in the learning process. The adult takes on the role of active mediator in the children's learning and development process, offering responses to their interests and needs. In this way, scientific, pedagogical and didactic knowledge was mobilized, as well as theoretical, didactic-pedagogical and legal assumptions to support practice and promote meaningful, contextualized and flexible activities, with a view to building new knowledge. The collaborative and cooperative work developed between the pedagogical pair, the educator and cooperating teacher, the children and the institutional supervisors, resulted in two intervention projects, one at each educational level, based on the Project Based Learning. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203699742 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25917 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.subject | Prática educativa supervisionada | pt_PT |
| dc.subject | Paradigma Socioconstrutivista; Metodologia de Investigação-Ação; Metodologia de Trabalho de Projeto; Supervised Educational Practice; Socioconstructivist Paradigm; Action Research Methodology; Project Based Learning | pt_PT |
| dc.subject | Paradigma socioconstrutivista | pt_PT |
| dc.subject | Metodologia de investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
| dc.subject | Supervised educational practice | pt_PT |
| dc.subject | Socioconstructivist paradigm | pt_PT |
| dc.subject | Action research methodology | pt_PT |
| dc.subject | Project based learning | pt_PT |
| dc.title | Relatório de Estágio de Beatriz Pinto Ferreira | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
