Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Beatriz Pinto Ferreira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.advisorMoreira, Sónia Maria dos Santos Peres
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz Pinto
dc.date.accessioned2024-09-05T11:40:42Z
dc.date.available2024-09-05T11:40:42Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, realizada no processo de formação da mestranda em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que visa a obtenção da profissionalização de docente com perfil duplo. Nesta linha de pensamento, este documento visa a reflexão e descrição do percurso de formação inicial em ambas as valências mencionadas, espelhando o percurso formativo sustentado pela Metodologia de Investigação-Ação, assente nos princípios de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta metodologia perspetiva a melhoria da prática pedagógica, tornando-a mais inclusiva e equitativa, contribuindo também para a construção de uma identidade profissional. A ação desenvolvida pela mestranda baseou-se num paradigma socioconstrutivista, garantindo que a criança se desenvolve de forma holística e detém de um papel ativo na construção de conhecimentos e no processo de aprendizagem. Já o adulto assume um papel de mediador ativo no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças, oferecendo respostas aos seus interesses e necessidades. Deste modo, mobilizaram-se conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, bem como pressupostos teóricos, didático-pedagógicos e legais para sustentar a prática e promover atividades significativas, contextualizadas e flexíveis, tendo em vista a construção de novos saberes. Do trabalho colaborativo e cooperativo desenvolvido entre o par pedagógico, a educadora e professora cooperante, as crianças e as supervisoras institucionais, resultaram dois projetos de intervenção, um em cada nível educativo, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report arises within the scope of Supervised Educational Practice, carried out in the process of training the master's student in the context of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, which aims to obtain professionalization as a teacher with a dual profile. In this line of thought, this document aims to reflect and describe the initial training path in both areas mentioned, mirroring the training path supported by the Action Research Methodology, based on the principles of observation, planning, action, reflection and evaluation. This methodology aims to improve pedagogical practice, making it more inclusive and equitable, also contributing to the construction of a professional identity. The action developed by the master's student was based on a socio-constructivist paradigm, ensuring that the child develops holistically and plays an active role in the construction of knowledge and in the learning process. The adult takes on the role of active mediator in the children's learning and development process, offering responses to their interests and needs. In this way, scientific, pedagogical and didactic knowledge was mobilized, as well as theoretical, didactic-pedagogical and legal assumptions to support practice and promote meaningful, contextualized and flexible activities, with a view to building new knowledge. The collaborative and cooperative work developed between the pedagogical pair, the educator and cooperating teacher, the children and the institutional supervisors, resulted in two intervention projects, one at each educational level, based on the Project Based Learning.pt_PT
dc.identifier.tid203699742
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25917
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectParadigma Socioconstrutivista; Metodologia de Investigação-Ação; Metodologia de Trabalho de Projeto; Supervised Educational Practice; Socioconstructivist Paradigm; Action Research Methodology; Project Based Learningpt_PT
dc.subjectParadigma socioconstrutivistapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectSocioconstructivist paradigmpt_PT
dc.subjectAction research methodologypt_PT
dc.subjectProject based learningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Beatriz Pinto Ferreirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Beatriz Ferreira_2024.pdf
Size:
24.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: