Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Marisa Cruz Torres

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida MAria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.authorTorres, Marisa Cruz
dc.date.accessioned2024-09-09T14:21:24Z
dc.date.available2024-09-09T14:21:24Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO relatório apresentado pretende espelhar o percurso pedagógico desenvolvido no decurso da Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, que possibilita a obtenção do grau de mestre nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, este documento considera-se basilar no desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente de perfil duplo, visto que se apresenta à luz da construção crítico-reflexiva das ações promovidas de forma fundamentada, assente na Metodologia de Investigação-Ação. Evidencia-se a relevância da formação de docentes detentores de perfil duplo, sendo essencial que adotem práticas com visões global e integral da educação, percecionando-a como um processo contínuo. Assim, a mestranda procurou desenvolver práticas educativas sob um paradigma socioconstrutivista e da Metodologia de Trabalho de Projeto, articulando com os documentos orientadores curriculares vigentes e referenciais teóricos inerentes à prática educativa. Ademais, procurou-se promover o trabalho colaborativo e o envolvimento das famílias e comunidade educativa que se revelaram aspetos ricos para as práticas e vivências com as crianças, no que respeita aos benefícios para o desenvolvimento das mesmas. Ainda, permitiram à mestranda o desenvolvimento de saberes profissionais e pessoais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida e do processo de construção de identidade profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe report presented here is intended to reflect the pedagogical path developed during the Supervised Educational Practice, included in the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, at the Education School of Porto, which makes it possible to obtain a Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. ln this sense, this document is considered fundamental to the personal and professional development of the future dual-profile teacher, as it is presented in the light of the critical­reflective construction of the actions promoted in a reasoned manner, based on the Action Research Methodology. lt highlights the importance of training dual-profile teachers, as it is essential that they adopt practices with a global and integral vision of education, perceiving it as a continuous process. Thus, the master's student sought to develop educational practices under a socioconstructivist paradigm and the Project Based Learning, articulating with the current curricular guiding documents and theoretical references inherent to educational practice. ln addition, we sought to promote collaborative work and the involvement of families and the educational community, which turn out to be rich aspects for the practices and experiences with the children, in terms of the benefits for their development. lt also allowed the master's student to develop professional and personal knowledge that will be reflected in lifelong learning and in the process of building a professional identity.pt_PT
dc.identifier.tid203699807
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25939
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPerfil duplo docentept_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectDual teacher profilept_PT
dc.subjectAction research methodologypt_PT
dc.subjectSocioconstructivismpt_PT
dc.subjectFamiliespt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Marisa Cruz Torrespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MarisaTorres_2024.pdf
Size:
18.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: