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We Race As One: Formula One as an Intercultural Business and Social Movement

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Clara Maria Laranjeira Sarmento e
dc.contributor.authorMartins, Ana Rita Gomes
dc.date.accessioned2024-01-15T10:41:22Z
dc.date.available2024-01-15T10:41:22Z
dc.date.issued2023-11-20
dc.description.abstractA Fórmula 1 é um desporto que ganhou enorme popularidade nos últimos anos. Devido à evolução tecnológica, implementação de novas estratégias e outros fatores externos. Somando a tudo isso, a Fórmula 1 é um desporto intimamente ligado a questões sociais, económicas e culturais. Este desporto é um grande exemplo de uma bolha inter- e multicultural onde milhares, senão milhões, de pessoas comunicam, interagem e evoluem, partilhando as suas experiências, origens e paixões. A Fórmula 1 permite a comunicação entre diferentes comunidades e culturas, quebrando estereótipos e sensibilizando as pessoas para problemas contemporâneos. A presente dissertação analisa e desenvolve o potencial que este desporto tem na criação e fomentação de comunidades interculturais, ao mesmo tempo que abre caminhos para a inclusão social, nomeadamente através do movimento “We Race As One”. Este movimento foi criado em 2020 durande a pandemia e começou como uma nota de agradecimento a todos os que lutavam contra a COVID-19. Contudo, evoluiu para algo muito maior e foi utilizado para enfrentar problemas contemporâneos como a sustentabilidade, a construção de comunidades e a inclusão social. Ao longo da presente dissertação será feita uma análise profunda à Formula 1, bem como aos desafios e dificuldades com que este desporto se tem deparado na busca por um mundo melhor através do movimento “We Race As One”. No entanto, apesar de todos os esforços feitos, ainda há um longo caminho a percorrer de forma a aproveitar todo o potencial que este desporto e este movimento possuem, no que diz respeito aos temas acima abordados. O movimento estagnou e quase desapareceu em apenas três anos devido a fatores internos e externos e não foram vistos resultados reais. Portanto, novas estratégias devem ser tomadas tanto pela Fórmula 1 como pela FIA para realmente cumprirem com tudo aquilo que foi prometido com a criação do movimento “We Race As One”.pt_PT
dc.description.abstractFormula One is a sport that has gain massive popularity over the least few years. This takes place due to new technologies, new business strategies and external factors. Adding to that, Formula One is a sport tightly connected to social, economic and cultural issues. This particular sport is a great example of an interucltural and multicultural bubble where thousands, if not millions of people connect and evolve sharing their experiences, backgrounds and passions. Formula One allows communication of different communities and cultures, breaking stereotypes and raising awareness for contemporary problems. The present dissertation analyses and develops the potencial Formula One has when it comes to creating and fomenting intercultural communities, while providing pathways to social inclusion in particular through the movement “We Race As One”. This movement was first created in 2020 during the pandemic and started as a “Thank You” note to everyone who was fighting COVID-19. However, it evolved into something much bigger and was used to resolve contemporary problems such as sustainability, community building and social inclusion while raising awareness to cultural and social issues. Throughout the present dissertation, a thourough analysis of Formula One will be made, along the challenges and difficulties this sport has been through while pursuing a better world though “We Race As One”. The dissertation is, therefore, the prove of the massive potencial Formula One has when it comes to interculturality and multiculturality. Nevertheless, despite all their efforts, there is still a long way to go to harness all the potencial this sport and this movement have when it comes to the subjects referred to above. The movement stagnated and almost disappeard in three years due to both internal and external factors. Therefore, new strategies and measures must be taken by both Formula One and the FIA in order to trully delivered what they promisse with We Race As One.pt_PT
dc.identifier.tid203464427pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24463
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectFórumla 1pt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFormula onept_PT
dc.subjectCommunitypt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleWe Race As One: Formula One as an Intercultural Business and Social Movementpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEstudos Interculturais para Negóciospt_PT

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