Repository logo
 
Publication

A cultura e o estereótipo na aula de Língua Estrangeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorGonçalves, António Jorge Silvestre
dc.date.accessioned2016-12-30T13:11:00Z
dc.date.available2016-12-30T13:11:00Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO mundo, tal como o percecionamos, está construído sobre ideias preconcebidas fundamentadas em experiências, opiniões e visões de factos, situações e acontecimentos. Este imaginário social, coletivo ou individual, direciona o nosso pensamento para a conotação ou denotação de culturas e/ou hábitos culturais. Em culturas tão próximas como as latinas, o imaginário social até pode ser bastante similar principalmente nas zonas raianas. Muitos dos estereótipos são inspirados em histórias tradicionais orais ou escritas e, apesar de permanecerem de forma oculta podem, de uma forma ou outra, manifestar-se hoje em dia. Desta forma, decidiu-se validar a preponderância do estereótipo oculto no texto na sua repercussão no aluno, com um grupo de vinte e seis alunos do sétimo ano de uma escola privada do concelho da Maia. Este desafio de trabalhar o estereótipo cultural na aula de língua estrangeira implica um papel ativo do professor no desenvolvimento da competência sociocultural e na desconstrução de ideias enraizadas pelos vários agentes da sociedade. Neste sentido, o presente relatório coordena os princípios da profissionalidade docente com a Educação em línguas e a Prática Educativa.pt_PT
dc.description.abstractThe world, as perceived, is built on preconceived ideas based on experience, opinion and vision of facts, situations and events. This social imaginary, collective or individual, aims our thoughts for the connotation or denotation of cultures or social habits. In cultures so close together as the latines, the social imaginary might even be quite similar in bordered areas. A lot of stereotypes are inspired in traditional oral or written stories and although they remain occult, they can reveal themselves nowadays. It has been decided to validate the influence of the hidden stereotype in the text on twenty six seventh graders of a private school in Maia. The challenge of working the cultural stereotype in a foreign language class implies an active role of the teacher in developing the sociocultural competence and the deconstruction of ideas rooted socially. Bearing this in mind, the current report coordinates the elements of being a Professional Teacher with Language Education and Teacher Training.pt_PT
dc.identifier.tid201516454
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9065
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEstereótipopt_PT
dc.subjectImaginário socialpt_PT
dc.subjectCompetência socioculturalpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectStereotypept_PT
dc.subjectSocial imaginarypt_PT
dc.subjectsociocultural competencept_PT
dc.titleA cultura e o estereótipo na aula de Língua Estrangeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_António Gonçalves_2014.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: