Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Helena Maria Fernandes da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorSilva, Helena Maria Fernandes da
dc.date.accessioned2022-07-29T08:43:57Z
dc.date.available2022-07-29T08:43:57Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório de estágio constitui-se como um dos requisitos parciais para a obtenção do grau de mestre,sendo elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada,inserido no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e,visa espelhar o desenvolvimento pessoale profissional da mestranda com base num caracter reflexivo e crítico. Este documento procura dar visibilidade ao percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada,mobilizando os saberes científicos, pedagógicos,didáticos e culturais para a ação educativa de forma a saber ser e agir nos contextos. A Metodologia de lnvestigação­ Ação, assente numa espiral dinâmica e cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação contribuiu para o desenvolvimento das práticas centradas no papel participativo e ativo das crianças, contemplando as especificidades de cada nível educativo. Neste sentido, todo o percurso foi desenvolvido num paradigma construtivista de forma a responder às dificuldades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, numa perspetiva inclusiva e equitativa da educação. Para se criarem oportunidades educativas salienta-se a importância do trabalho colaborativo vivenciado em ambos os contextos educativos e formativos com todos os intervenientes educativos. Este espírito colaborativo reforçou o afeto pela profissão docente permitindo a construção e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais essenciais para a docência de perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is one of the partiaI requirements for obtaining the master's degree, being prepared under the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice,included in the study plan of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and aims to reflect the personal and professional development of the student based on a reflective and criticai character. This document seeks to give visibility to the path developed throughout the Supervised Educational Practice, mobilizing the scientific, pedagogical, didactic, and cultural knowledge for educational action in arder to know how to be and act in the contexts. The Action-Research Methodology, based on a dynamic and cyclical spiral of observation, planning, action, reflection and evaluation contributed to the development of practices focused on the participatory and active role of children, considering the specificities of each educational levei. ln this sense, the whole course was developed in a constructivist paradigm in arder to respond to the difficulties, interests and learning of children,in an inclusive and equitable perspective of education. ln arder to create educational opportunities, the importance of the collaborative work experienced in both educational and training contexts with ali educational stakeholders is highlighted. This collaborative spirit increased affection for the teaching profession, allowing the construction and development of personal and professional skills essential for dual-profile teaching.pt_PT
dc.identifier.tid203286138
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20739
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectAction-research methodologypt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Helena Maria Fernandes da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Raquel Gonçalves_2022.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: