Publication
Relatório de Estágio de Helena Maria Fernandes da Silva
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Marta, Maria Margarida Campos | |
| dc.contributor.advisor | Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves | |
| dc.contributor.advisor | Graça, Vânia Gabriela Dias | |
| dc.contributor.author | Silva, Helena Maria Fernandes da | |
| dc.date.accessioned | 2022-07-29T08:43:57Z | |
| dc.date.available | 2022-07-29T08:43:57Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio constitui-se como um dos requisitos parciais para a obtenção do grau de mestre,sendo elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada,inserido no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e,visa espelhar o desenvolvimento pessoale profissional da mestranda com base num caracter reflexivo e crítico. Este documento procura dar visibilidade ao percurso desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada,mobilizando os saberes científicos, pedagógicos,didáticos e culturais para a ação educativa de forma a saber ser e agir nos contextos. A Metodologia de lnvestigação Ação, assente numa espiral dinâmica e cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação contribuiu para o desenvolvimento das práticas centradas no papel participativo e ativo das crianças, contemplando as especificidades de cada nível educativo. Neste sentido, todo o percurso foi desenvolvido num paradigma construtivista de forma a responder às dificuldades, aos interesses e às aprendizagens das crianças, numa perspetiva inclusiva e equitativa da educação. Para se criarem oportunidades educativas salienta-se a importância do trabalho colaborativo vivenciado em ambos os contextos educativos e formativos com todos os intervenientes educativos. Este espírito colaborativo reforçou o afeto pela profissão docente permitindo a construção e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais essenciais para a docência de perfil duplo. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This internship report is one of the partiaI requirements for obtaining the master's degree, being prepared under the scope of the curricular unit Supervised Educational Practice,included in the study plan of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and aims to reflect the personal and professional development of the student based on a reflective and criticai character. This document seeks to give visibility to the path developed throughout the Supervised Educational Practice, mobilizing the scientific, pedagogical, didactic, and cultural knowledge for educational action in arder to know how to be and act in the contexts. The Action-Research Methodology, based on a dynamic and cyclical spiral of observation, planning, action, reflection and evaluation contributed to the development of practices focused on the participatory and active role of children, considering the specificities of each educational levei. ln this sense, the whole course was developed in a constructivist paradigm in arder to respond to the difficulties, interests and learning of children,in an inclusive and equitable perspective of education. ln arder to create educational opportunities, the importance of the collaborative work experienced in both educational and training contexts with ali educational stakeholders is highlighted. This collaborative spirit increased affection for the teaching profession, allowing the construction and development of personal and professional skills essential for dual-profile teaching. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203286138 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20739 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.subject | Prática educativa supervisionada | pt_PT |
| dc.subject | Metodologia de investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Supervised Educational Practice | pt_PT |
| dc.subject | Action-research methodology | pt_PT |
| dc.subject | Pre-school Education | pt_PT |
| dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
| dc.subject | Education | pt_PT |
| dc.subject | Teacher | pt_PT |
| dc.title | Relatório de Estágio de Helena Maria Fernandes da Silva | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
