Repository logo
 
Publication

Barreiras e facilitadores para os estudantes surdos no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto
dc.contributor.authorFreitas, Ângela Sofia Prata de
dc.date.accessioned2022-02-10T16:10:17Z
dc.date.available2022-02-10T16:10:17Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractAtualmente, em Portugal, o número de alunos surdos a ingressar no Ensino Superior está a aumentar gradualmente. No entanto, é notória a falta de apoios para que estes consigam ser bem-sucedidos nas instituições. Ainda que com a disponibilização dos serviços de intérprete de língua gestual portuguesa em sala de aula, o acesso à informação não é totalmente eficaz, tendo em conta fatores como a falta de gestos para determinados vocábulos e pobre conhecimento da língua portuguesa por parte dos alunos surdos. Sendo assim, neste estudo procuramos refletir sobre esta temática e as repercussões que dela advêm para o sucesso e o fracasso dos alunos surdos no ensino superior. No plano metodológico, o estudo integrou entrevistas semiestruturadas a três alunos surdos a frequentar instituições de ensino superior e três intérpretes a desempenhar funções no mesmo contexto. Estas entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo a fim de compreendermos algumas das barreiras e dos facilitadores que os entrevistados encontram nas suas funções e nos seus percursos. Os resultados obtidos são esclarecedores e evidenciam que, apesar das medidas inclusivas que as políticas das instituições de ensino superior tentam implementar, estas ainda não estão preparadas para incluir o aluno surdo de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractCurrently, in Portugal, the number of deaf students entering higher education is gradually increasing. However, the lack of support for them to succeed in university is notorious. Even with the availability of a Portuguese sign language interpreter in the classroom, the access to information is not fully effective, due to factors like the lack of gestures for specific words and poor knowledge of the Portuguese language by deaf students. Therefore, in this study we seek to reflect on this theme and the repercussions of this for the success and failure of deaf students in HigherEducation. Methodologically, the study included semi-structured interviews with three deaf students attending higher education and three interpreters performing functions in the same context. The interviews were subjected to a content analysis in order to understand some of the barriers and facilitators that the interviewees find in their roles and paths. The results obtained are enlightening and show that despite the inclusive measures that the policies of higher education institutions try to implement, they are still not prepared to effectively include the deaf student in the teaching-learning process.pt_PT
dc.identifier.tid202939677
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19898
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectMetodologias de ensinopt_PT
dc.subjectIntérprete educativopt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectTeaching methodspt_PT
dc.subjectEducational interpreterpt_PT
dc.titleBarreiras e facilitadores para os estudantes surdos no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial Multideficiência e Problemas de Cogniçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ângela Freitas_2021.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission