Repository logo
 
Publication

A utilização de preços dinâmicos como ferramenta de revenue management na restauração

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Daniel
dc.contributor.authorAraújo, Sérgio Filipe Borges
dc.date.accessioned2023-11-20T12:22:30Z
dc.date.available2023-11-20T12:22:30Z
dc.date.issued2023-10-26
dc.descriptionDissertação de mestrado
dc.description.abstractA indústria da restauração esta em constante mudança, com desafios cada vez maiores para os seus proprietários e gestores. A gestão eficaz dos preços é crucial para enfrentar a concorrência e impulsionar o crescimento dos negócios. Neste contexto, as estratégias de preços dinâmicos, como ferramenta de Revenue Management, pode vir a tornar-se essencial para gestão de receita nos restaurantes. Embora estratégias de preços dinâmicos já sejam ligeiramente adotadas globalmente, a compreensão e a adoção dessas mesmas estratégias ainda são bastante limitadas em âmbito nacional. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a adoção e o impacto das estratégias de preços dinâmicos em restaurantes na cidade do Porto, que inclui analisar o grau de implementação, o seu impacto na receita e nas reações dos clientes, a avaliação da abertura dos proprietários e gestores a sua implementação, e a investigação das razões que justificam a não utilização dessas estratégias nos restaurantes, abordando perceções, preocupações e obstáculos relacionados. O estudo começa com uma revisão da literatura relacionada às estratégias de Revenue Management a diversos setores, como a hotelaria, a aviação, entre outros, e posteriormente apontada as estratégias de Revenue Management na restauração, com especial enfase nos preços dinâmicos. Optou-se por uma metodologia quantitativa e o instrumento de trabalho utilizado foi o questionário. Entre Março e Junho de 2023 foram efetuadas tentativas de contacto a 93 restaurantes, tendo-se obtido 34 respostas por telefone. Após terem sido analisados todos os dados, chegou-se a resultados que respondem às questões da pesquisa. Foram inclusive identificadas algumas limitações deste estudo e sugeridos temas para futura pesquisa.pt_PT
dc.description.abstractThe restaurant industry is constantly evolving, presenting increasing challenges for its owners and managers. Effective price management is crucial for facing competition and driving business growth. In this context, dynamic pricing strategies, as a Revenue Management tool, may become essential for revenue management in restaurants. While dynamic pricing strategies are already slightly adopted globally, the understanding and adoption of these strategies are still quite limited on a national scale. This research aims to assess the adoption and impact of dynamic pricing strategies in restaurants in the city of Porto. This includes analyzing the degree of implementation, its impact on revenue and customer reactions, evaluating the openness of owners and managers to its implementation, and investigating the reasons for not using these strategies in restaurants, addressing perceptions, concerns, and obstacles. The study begins with a literature review related to Revenue Management strategies across various sectors such as hospitality, and aviation, among others, and then narrows down to Revenue Management strategies in the restaurant industry, with a special emphasis on dynamic pricing. We opted for a quantitative methodology and a questionnaire was the working instrument. Between March and June 2023, attempts were made to contact 93 restaurants, resulting in 34 responses by phone. After analyzing all the data, results have been obtained that address the research question. Limitations of this study were also identified, and suggestions for future research topics were made.pt_PT
dc.identifier.tid203390997pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23927
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão de receitapt_PT
dc.subjectRestaurantespt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectPreços dinâmicospt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectRevenue managementpt_PT
dc.subjectRestaurantspt_PT
dc.subjectRestaurant industrypt_PT
dc.subjectDynamic pricingpt_PT
dc.subjectHospitalitypt_PT
dc.titleA utilização de preços dinâmicos como ferramenta de revenue management na restauraçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SergioAraujo_2023.pdf
Size:
12.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: