Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorFélix, Liliana Ribeiro
dc.date.accessioned2018-09-13T13:56:00Z
dc.date.available2018-09-13T13:56:00Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA elaboração do presente relatório de estágio decorre do percurso desenvolvido em contexto de ação docente, com o objetivo de espelhar a ação e reflexão decorrentes do estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. A unidade curricular permitiu a mobilização de saberes legais, teóricos, pedagógicos e didáticos que, aliados a valores e crenças, conduziram a um crescimento pessoal e profissional fundamentais nesta fase de formação. Importa ainda evidenciar que a interação colaborativa entre pares, muito presente durante todo este período, aliada à metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu processo cíclico de observação, ação, reflexão e avaliação, levou à adoção de uma postura reflexiva que permitiu o desenvolvimento de uma capacidade de pensar e agir em cada contexto. Seguindo esta linha de pensamento e defendendo-se uma prática de participação, a criança esteve no centro de todo o processo de ensino aprendizagem. Para esse efeito, consideraram-se os seus interesses, conhecimentos prévios e necessidades, de forma a se potenciar momentos nos quais a aprendizagem fosse colaborativa e significativa, valorizando-se o desenvolvimento holístico da criança. Assim, a postura autorreflexiva, sistemática, participativa e colaborativa, adotada no decurso deste percurso de formação inicial, deu origem à construção de saberes pessoais e profissionais, que constroem um perfil profissional docente, que será desenvolvido ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThe elaboration of the present report, is based on the path developed in the context of a teaching activity, with the purpose of reproducing the action and reflection resulting from the internship in pre-school education and in 1st Cycle of Basic Education within the scope of the curricular unit of Supervised Educational Practice. This curricular unit allowed the mobilization of legal, theoretical, pedagogical and didactic knowledge that, alongside with values and beliefs, led to a crucial personal and professional growth in this stage of formation. It is also important to point out that the collaborative interaction between pairs, which is very present throughout this period, in common with the research-action methodology, characterized by its cyclical process of observation, action, reflection and evaluation, led to the adoption of a reflexive posture that allowed the development of an ability to think and act in each context. Following this line of thought and preserving a practice of participation, children were at the centre of the whole process of teaching-learning. To that end, their interests, prior knowledge and needs were considered, in order to foster moments in which learning was collaborative and meaningful, valuing the holistic development of the child. Therefore, the self-reflexive, systematic, participatory and collaborative posture, adopted during this initial training course, gave rise to the construction of personal and professional knowledge, which builds a professional teaching profile that will be developed throughout life.pt_PT
dc.identifier.tid201984296
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11945
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSocioconstructivismpt_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Liliana Félix_2018.pdf
Size:
3.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: