Repository logo
 
Publication

Estratégias de posicionamento na indústria hoteleira: estudo de caso do Grupo Fátima Hotels

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMelo, António
dc.contributor.advisorMouta, Cristina
dc.contributor.authorPaisana, Rui de Carvalho Gamelas Fernandes
dc.date.accessioned2022-11-29T11:39:26Z
dc.date.available2022-11-29T11:39:26Z
dc.date.issued2022-10-28
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractO setor do turismo tem vindo a crescer e desenvolver-se imenso em Portugal. Como consequência o número de hotéis e ofertas de alojamento aumentou exponencialmente nos últimos anos. Por esta razão, os hotéis viram-se obrigados a enfrentar a concorrência e arranjar formas/estratégias de posicionamento que lhes permitam afirmarem-se no mercado e distanciarem-se dos demais. Nesta investigação, é analisada a forma como os hotéis e/ou grupos hoteleiros se posicionam no mercado e as estratégias que utilizam para melhorar o seu serviço, fixar clientes, atrair novos mercados e consequentemente enfrentar a concorrência. A presente investigação é resultado de um estágio que decorreu no departamento comercial do Grupo Fátima Hotels, com uma passagem pelo departamento administrativo/economato de um dos hotéis do grupo (Hotel Estrela de Fátima). Além do estágio foi desenvolvida uma investigação relativa às estratégias de posicionamento na indústria hoteleira. Dito isto, o objetivo principal deste estudo é compreender a importância de uma estratégia de Posicionamento na Indústria Hoteleira tendo como base o caso específico do Grupo Fátima Hotels.pt_PT
dc.description.abstractThe tourism sector has been growing and developing immensely in Portugal. As a result, the number of hotels and accommodation offers has increased exponentially in recent years. For this reason, hotels were forced to face competition and find positioning forms/strategies that allow them to be assertive in the market and distance themselves from others. In this investigation, it is analyzed how hotels and/or hotel groups position themselves in the market and the strategies they use to improve their service, retain customers, attract new markets and consequently face competition. The present investigation is the result of an internship that took place in the commercial department of the Grupo Fátima Hotels, with a brief passage through the administrative department / office of one of the hotels of the group (Hotel Estrela de Fátima). In addition to the internship, an investigation was carried out on positioning strategies in the hotel industry. That said, the main objective of this study is to understand the importance of a Positioning strategy in the Hotel Industry based on the specific case of the Fátima Hotels Group.pt_PT
dc.identifier.tid203106857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21109
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectEstratégias de posicionamentopt_PT
dc.subjectFátimapt_PT
dc.subjectGrupo Fátima Hotelspt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectPositioning strategiespt_PT
dc.subjectInternshippt_PT
dc.titleEstratégias de posicionamento na indústria hoteleira: estudo de caso do Grupo Fátima Hotelspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RuiPaisana_2022.pdf
Size:
3.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: