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Online travel agencies: fatores de influência na decisão de compra do turista no mercado do Porto e Norte de Portugal

dc.contributor.advisorRibeiro, Joaquim
dc.contributor.advisorCastro, Conceição
dc.contributor.authorPinto, Ivete Octávia Monteiro
dc.date.accessioned2017-01-16T12:36:17Z
dc.date.available2017-01-16T12:36:17Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.description.abstractO e-commerce revolucionou a forma como os turistas planeiam as viagens e fazem as reservas de alojamento. Perante estes novos hábitos, as vendas online de produtos turísticos sofreram um aumento considerável nas últimas décadas e, consequentemente, o processo de pré, durante e pós compra de viagens sofreu alterações. Existe, portanto, uma necessidade por parte dos diversos canais de reserva turísticos de acompanhar estas novas tendências e assim ganharem representatividade no setor. A emergência das Online travel agencies tornou-se um fenómeno global e atualmente representam uma grande percentagem nas vendas de alojamento online, assim como de outros produtos turísticos. Com estes canais de vendas, os turistas, além de reservar online, têm a oportunidade de fazer pesquisas na área desejada, assim como comparar os diversos produtos disponíveis. O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento de compra de alojamento através das OTAs (Booking.com e Expedia.com) na região do Porto e Norte de Portugal e qual o fator que exerce maior influência na decisão de compra, assim como compreender se o grau de importância dada aos fatores se altera de acordo com as características sociodemográficos e económicos ou características das viagens. Os fatores analisados no decorrer deste estudo foram o preço, promoções, online reviews e fotos. Para a realização desta análise foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de turistas que efetuaram as suas reservas de alojamento através das OTAs, e que tenham visitado ou pretendam visitar a zona do Porto e Norte de Portugal. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos turistas efetuam as suas reservas através das OTAs, principalmente no Booking.com, uma vez que consideram o portal de fácil navegação e com melhores preços que a concorrência. Os resultados, ao longo deste estudo, sugerem que o fator mais importante na compra de alojamento no Porto e Norte de Portugal através das OTAs é o preço, embora o processo de compra seja complexo, e todos aqueles fatores exercem um peso significativo no processo.pt_PT
dc.description.abstractE-commerce has revolutionized the way tourists plan their trips and book reservations. Given these new habits, online sales of tourism products experienced a considerable increase in recent decades and, consequently, the process of pre, during and post travel purchase has changed. There is, therefore, a need on the part of various tourist booking channels to follow these new trends and gain representation in the sector. The emergence of Online travel agencies has become a global phenomenon and they represent currently a large percentage of the online accommodation sales, as well as other tourist products. With these shopping channels, tourists not only can book online they also have the opportunity to do research in the various products available. This study aims to analyze the online purchasing behavior through the OTAs (Booking.com and Expedia.com) in the region of Porto and North of Portugal. The starting question is which factor has the most influence on purchasing decisions and understand if the degree of importance given to some factors changes according to socio-demographic and economic or travel characteristics. The analyzed factors in the course of this study were price, promotions, online reviews and photos. For this analysis a questionnaire was put in place to a section of tourists who have their accommodations booked through OTAs and have visited or plan to visit the area of Porto and North of Portugal. The collected data shows that most tourists book their reservations through OTAs, especially Booking.com, since they consider the portal easy to navigate and have better prices. The results throughout this study suggest that the most important factor when booking accommodation in Porto and North of Portugal through the OTAs is the price, although the buying process is complex and all of those factors have a significant weight.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201541696
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9274
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectCompras onlinept_PT
dc.subjectOnline travel agenciespt_PT
dc.subjectBooking.compt_PT
dc.subjectExpedia.compt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor turísticopt_PT
dc.subjectPorto e Norte de Portugalpt_PT
dc.subjectOnline shoppingpt_PT
dc.subjectConsumer’s behaviorpt_PT
dc.subjectTourist consumer’s behaviorpt_PT
dc.subjectPorto and North of Portugalpt_PT
dc.titleOnline travel agencies: fatores de influência na decisão de compra do turista no mercado do Porto e Norte de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3133
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Ramo Direção Comercial e Marketing

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