Repository logo
 
Publication

Ligação elétrica a navios de cruzeiro e de mercadorias - caso de estudo: terminais da zona oriental do Porto de Lisboa

dc.contributor.advisorGomes, António Augusto Araújo
dc.contributor.authorSantos, Armando Emanuel Lobo dos
dc.date.accessioned2021-07-30T09:15:36Z
dc.date.available2021-07-30T09:15:36Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractOnshore Power Supply (OPS), Shore-to-Ship (S2S ou STS), Alternative Maritime Power (AMP) ou o chamado Cold Ironing, são termos da literatura inglesa que se referem à possibilidade de num cais de um determinado terminal, através de um apropriado sistema de alimentação a partir de terra, um navio atracado, possa receber a energia elétrica disponibilizada pela instalação em terra (OnShore). As necessidades de energia elétrica são assim supridas pelo sistema referido, em vez de gerada pelo grupo gerador de fonte de combustível fóssil do navio. No âmbito desta dissertação, será desenvolvido um projeto base e um estudo preliminar de viabilidade económica, para a implementação deste tipo de soluções no terminal de cruzeiros do porto de Lisboa (LCP) e nos cinco terminais de mercadorias da zona oriental do Porto de Lisboa. O LCP, caracterizado pela tipologia de navios que recebe, terá um maior potencial de impacto tanto na redução das emissões de CO2 pelo recurso a um STS, como na posição estratégica do porto de Lisboa e do país. Os terminais de carga, possuem também características que favorecem a consideração de um STS, quer pelo tipo de navios, com menor exigência em termos de potência, como pelos indicadores de elevada utilização do terminal, o que é por si só um indicador positivo para a rentabilização da potência instalada de um STS. Considerando a tipologia de navios que ocupam cada terminal, prevê-se a instalação de sistemas STS em Média Tensão (MT) no terminal de cruzeiros e sistemas de Baixa Tensão (BT) nos terminais de mercadorias. Face à necessidade de uma capacidade instalada de cerca de 50 MVA e à dispersão dos sistemas STS instalados ao longo dos terminais, prevêse a criação de uma infraestrutura em MT, que por sua vez será alimentada por uma Subestação Elétrica (SE) de Alta Tensão (AT), ligada à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) através da Rede Nacional de Distribuição (RND).pt_PT
dc.description.abstractOnshore Power Supply (OPS), Shore-to-Ship (S2S or STS), Alternative Maritime Power (AMP) or the most common Cold Ironing, are terms that refer to the possibility of a ship berthed in a certain terminal, through an appropriate power system from land, can receive the electrical energy made available by the installation onshore. The electrical energy needed on the ship is supplied by that system, rather than being produced by the ship own generators. On that thesis will be developed a basic design and a preliminary economical assessment for the implementation of a shore-to-ship system on the Lisbon Cruise Terminal (LCP) and on the five (5) cargo terminals of the oriental zone of the Lisbon Port. The LCP, characterized by the type of ships it receives, will have a bigger potential in comparison with the other terminals, both in the reduction of CO2 emissions by using the STS, as in the strategic position of the Lisbon Port and the country. Cargo terminals also have favourable characteristics to consider the installation of an STS, either due to the type of ships, with less demand in terms of power, or due to the high utilization indicators of the terminal, which is an economical positive indicator for the installation of an STS. Considering the typology of ships at each terminal, it is predicted the installation of High Voltage Shore Connection (HVSC) Systems in the cruise terminal and Low Voltage Shore Connection (LVSC) systems in the cargo terminals. Given the need of an installed power of around 50 MVA and the dispersion of the STS systems along the terminals, the creation of an MV infrastructure is expected, which will be fed by an High Voltage Electric Substation, connected to the Public Service Electric Network (RESP) through the National Distribution Network (RND).pt_PT
dc.identifier.tid202758770
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18223
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectShore-To-Ship (STS)pt_PT
dc.subjectOnshore Power Supply (OPS)pt_PT
dc.subjectTerminal de Cruzeirospt_PT
dc.subjectTerminais de Mercadoriaspt_PT
dc.subjectEnergiapt_PT
dc.subjectCable Management System (CMS)pt_PT
dc.subjectSubestaçãopt_PT
dc.subjectAlta Tensãopt_PT
dc.subjectMédia Tensãopt_PT
dc.subjectBaixa Tensãopt_PT
dc.subjectCruise Terminalpt_PT
dc.subjectCargo Terminalpt_PT
dc.subjectEnergypt_PT
dc.subjectSubstationpt_PT
dc.subjectHigh Voltagept_PT
dc.subjectMedium Voltagept_PT
dc.subjectLow Voltagept_PT
dc.titleLigação elétrica a navios de cruzeiro e de mercadorias - caso de estudo: terminais da zona oriental do Porto de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ArmandoSantos_2021_MEESEE.pdf
Size:
15.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format