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Ligação elétrica a navios de cruzeiro e de mercadorias - caso de estudo: terminais da zona oriental do Porto de Lisboa

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Abstract(s)

Onshore Power Supply (OPS), Shore-to-Ship (S2S ou STS), Alternative Maritime Power (AMP) ou o chamado Cold Ironing, são termos da literatura inglesa que se referem à possibilidade de num cais de um determinado terminal, através de um apropriado sistema de alimentação a partir de terra, um navio atracado, possa receber a energia elétrica disponibilizada pela instalação em terra (OnShore). As necessidades de energia elétrica são assim supridas pelo sistema referido, em vez de gerada pelo grupo gerador de fonte de combustível fóssil do navio. No âmbito desta dissertação, será desenvolvido um projeto base e um estudo preliminar de viabilidade económica, para a implementação deste tipo de soluções no terminal de cruzeiros do porto de Lisboa (LCP) e nos cinco terminais de mercadorias da zona oriental do Porto de Lisboa. O LCP, caracterizado pela tipologia de navios que recebe, terá um maior potencial de impacto tanto na redução das emissões de CO2 pelo recurso a um STS, como na posição estratégica do porto de Lisboa e do país. Os terminais de carga, possuem também características que favorecem a consideração de um STS, quer pelo tipo de navios, com menor exigência em termos de potência, como pelos indicadores de elevada utilização do terminal, o que é por si só um indicador positivo para a rentabilização da potência instalada de um STS. Considerando a tipologia de navios que ocupam cada terminal, prevê-se a instalação de sistemas STS em Média Tensão (MT) no terminal de cruzeiros e sistemas de Baixa Tensão (BT) nos terminais de mercadorias. Face à necessidade de uma capacidade instalada de cerca de 50 MVA e à dispersão dos sistemas STS instalados ao longo dos terminais, prevêse a criação de uma infraestrutura em MT, que por sua vez será alimentada por uma Subestação Elétrica (SE) de Alta Tensão (AT), ligada à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) através da Rede Nacional de Distribuição (RND).
Onshore Power Supply (OPS), Shore-to-Ship (S2S or STS), Alternative Maritime Power (AMP) or the most common Cold Ironing, are terms that refer to the possibility of a ship berthed in a certain terminal, through an appropriate power system from land, can receive the electrical energy made available by the installation onshore. The electrical energy needed on the ship is supplied by that system, rather than being produced by the ship own generators. On that thesis will be developed a basic design and a preliminary economical assessment for the implementation of a shore-to-ship system on the Lisbon Cruise Terminal (LCP) and on the five (5) cargo terminals of the oriental zone of the Lisbon Port. The LCP, characterized by the type of ships it receives, will have a bigger potential in comparison with the other terminals, both in the reduction of CO2 emissions by using the STS, as in the strategic position of the Lisbon Port and the country. Cargo terminals also have favourable characteristics to consider the installation of an STS, either due to the type of ships, with less demand in terms of power, or due to the high utilization indicators of the terminal, which is an economical positive indicator for the installation of an STS. Considering the typology of ships at each terminal, it is predicted the installation of High Voltage Shore Connection (HVSC) Systems in the cruise terminal and Low Voltage Shore Connection (LVSC) systems in the cargo terminals. Given the need of an installed power of around 50 MVA and the dispersion of the STS systems along the terminals, the creation of an MV infrastructure is expected, which will be fed by an High Voltage Electric Substation, connected to the Public Service Electric Network (RESP) through the National Distribution Network (RND).

Description

Keywords

Shore-To-Ship (STS) Onshore Power Supply (OPS) Terminal de Cruzeiros Terminais de Mercadorias Energia Cable Management System (CMS) Subestação Alta Tensão Média Tensão Baixa Tensão Cruise Terminal Cargo Terminal Energy Substation High Voltage Medium Voltage Low Voltage

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