Repository logo
 
Publication

A minha promessa de professora: um caminho de ensino, aprendizagem e avaliação

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSilva, Sara Aboim da
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Isabel Lourenço
dc.date.accessioned2025-10-08T14:10:50Z
dc.date.available2025-10-08T14:10:50Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO Relatório de Estágio (RE) insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico e constitui um exercício de reflexão crítica e sistematização das aprendizagens realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). O percurso formativo desenvolveu-se em dois contextos complementares: uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e uma turma do 6.º ano do 2.º CEB, permitindo uma visão alargada sobre a progressão das aprendizagens e sobre os desafios pedagógicos inerentes a cada ciclo. A análise é sustentada por um enquadramento teórico que valoriza a construção de relações empáticas e seguras, a gestão da diversidade como fator de inclusão e a avaliação numa perspetiva formativa e humanizada. Paralelamente, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa, no quadro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e do Ensino Experimental das Ciências, centrado na promoção de hábitos de higiene junto dos alunos. A triangulação de dados recolhidos através de questionários, observações e produções dos alunos permitiu identificar evidências de desenvolvimento de literacia científica e de práticas epistémicas. Os resultados evidenciam que metodologias ativas, experimentação e feedback contínuo potenciam o envolvimento dos alunos e favorecem aprendizagens significativas. O estágio revelou-se, assim, um processo de crescimento profissional e pessoal, consolidando uma identidade docente assente na reflexão, na intencionalidade pedagógica e no compromisso ético com o desenvolvimento integral dos alunos.por
dc.description.abstractThis Internship Report is part in Primary Education and in Mathematics and Natural Sciences for Lower Secondary Education and represents a critical reflection and synthesis of the learning process developed during the Supervised Teaching Practice. The internship took place in two complementary contexts: a 2nd-year primary class and a 6th-year lower secondary class, providing a comprehensive perspective on learning progression and the pedagogical challenges of both cycles. The analysis is grounded in a theoretical framework that highlights the role of empathy and safe classroom relationships, diversity as a driver for inclusion, and assessment as a formative and humanising process. A qualitative research study was also conducted, framed within the STSE approach and the experimental teaching, focusing on the promotion of hygiene habits among primary pupils. Data triangulation through, revealed evidence of scientific literacy development and engagement in epistemic practices. Findings indicate that active methodologies, experimentation, and continuous feedback enhance students' participation and foster meaningful learning. The The internship experience therefore represents a path of professional and personal growth, consolidating a teacher identity based on reflection, pedagogical intentionality, and an ethical commitment to students' holistic development. development. development.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30591
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectInclusão
dc.subjectAvaliação
dc.subjectMetodologias ativas
dc.subjectLiteracia científica
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectInclusion
dc.subjectAssessment
dc.subjectActive methodologies
dc.subjectScientific Literacy
dc.titleA minha promessa de professora: um caminho de ensino, aprendizagem e avaliaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Joana Almeida_2025.pdf
Size:
20.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: