Repository logo
 
Publication

A arte de fazer música em conjunto

dc.contributor.advisorSilva, David Alexandre Madureira Rocha da
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorOliveira, Joaquim
dc.contributor.authorLeal, António José Peixoto
dc.date.accessioned2016-09-02T11:14:28Z
dc.date.available2016-09-02T11:14:28Z
dc.date.issued2016-07-07
dc.descriptionRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractA temática deste trabalho centra-se na música de conjunto e de que forma é que esta pode potenciar aprendizagens de diversas tipologias, tendo como plano central a motivação para a prática de música em conjunto, dos alunos do ensino básico e secundário. Neste contexto foi realizado um projeto de intervenção no Centro Cultural de Amarante, uma escola de ensino básico e secundário artístico, durante um período de quatro dias, durante a realização de um estágio da Orquestra de Sopros. O trabalho desenvolvido vem suscitar a importância de se estimular não só para as aprendizagens musicais que daqui advêm, mas também a criação de estratégias motivacionais que os alunos sentem ser mais eficazes para se envolverem no processo de ensino-aprendizagem. Seguindo uma metodologia de observação participante, foi elaborado um questionário com perguntas abertas aos alunos que participaram no estágio. Os resultados referentes a este questionário foram obtidos através da análise de conteúdo das respostas apresentadas. A apresentação dos resultados evidenciam a existência de diferentes motivos que levam os alunos a envolverem-se nas aprendizagens musicais, assim como reflete a abordagem dos outros agentes educacionais e culturais sobre música e o ensino da música.pt_PT
dc.description.abstractThe theme of this work focuses on the set of music and how it can best enhance learning of various types, with the central plan motivation for music practice together students of primary and secondary education. In this context it was made an intervention project in Amarante Cultural Centre, a school of elementary education and artistic secondary, for a period of four days, which was conducting a wind orchestra stage. The work is to raise the importance of stimulating not only for musical learning that come here, but also the creation of motivational strategies that students feel to be more effective to engage in the teaching-learning process. Following participant observation methodology, a questionnaire with questions open to students who participated in the stage was prepared. The results of this questionnaire were obtained by analyzing the content of their responses, and the presentation of these results show that there are different reasons that lead students to become involved in musical learning, and reflects the approach of other educational agents and cultural of music and music education.pt_PT
dc.identifier.tid201236850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8479
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivação e processos motivacionais na aprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectMúsica de conjuntopt_PT
dc.subjectEnsino em grupopt_PT
dc.subjectEstágio de orquestra de soprospt_PT
dc.subjectMotivation and motivational processes in learning music
dc.subjectEnsemble music
dc.subjectGroup teaching
dc.subjectWind orchestra stage
dc.titleA arte de fazer música em conjuntopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Antonio Leal_2016.pdf
Size:
2.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: